Malha Fina é o processo que a Receita Federal utiliza pra investigar mais a fundo fraudes nos impostos

Delegado da Receita Federal, Luiz Horn, esclarece dúvidas sobre o tema. Horn explica que cerca de 175 mil pessoas caíram na malha fina na região de Ponta Grossa

Como as pessoas caem em Malha Fina?

Todos os anos, a Receita Federal recebe declarações de renda no Brasil, para contabilizar o valor de imposto que o contribuinte deve pagar. Essas declarações são comparadas com as que a Receita já possui, que provém das empresas, as quais também fornecem dados sobre as rendas de seus funcionários. A declaração, feita pela pessoa física, precisa estar de acordo com os dados que a Receita dispõe.  Caso isso não aconteça, o órgão faz um cruzamento de informações e, em última análise, o indivíduo pode entrar em situação de Malha Fina. Ou seja, quando as informações não batem.

O que acontece após a pessoa entrar na Malha Fina?

Em 2015, os cidadãos tiveram até 30 de abril para fazer as declarações. Se for constatado alguma informação divergente daquela que a Receita possui, a pessoa tem até dezembro para corrigir os dados e comprová-los. Caso consiga, ela sai da Malha Fina, mas se não conseguir, no próximo ano a Receita começa a intimar as pessoas para comprovar as informações, caso contrário, deverá pagar uma multa que varia de 75 a 225% do valor que não foi declarado.

Por que as pessoas caem na Malha Fina?

1-  Porque as informações divergentes, ou quando chega uma informação estranha à Receita.
2 - Porque mais de uma empresa é fonte pagadora e a pessoa declara apenas uma.
3 - Porque o valor patrimonial não condiz com informações contidas na Receita bem como com os seus ganhos anuais. É preciso declarar compra de carros, imóveis, por exemplo
4 - Porque não declara as informações de despesas médicas para a Receita. Para comprovar essas despesas, a pessoa precisa guardar os recibos caso seja chamado pelo órgão.
5 - Porque acabam esquecendo de declarar valores extras recebidos ao longo do ano-base.

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.