A 1ª Parada Cultural LGBT+ dos Campos Gerais reuniu cerca de mil pessoas, conforme a organização do evento, no último domingo (25/11), em Ponta Grossa. Realizada pela gestão ‘Língua Solta’ do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Parada começou às 13h na praça Barão do Rio Branco, com encerramento às 20h no estacionamento do Restaurante Popular e contou com apresentações culturais e marcha pela celebração da resistência da comunidade LGBT+. Para organizar o evento, a gestão ‘Língua Solta’ contratou 15 seguranças particulares, uma equipe de limpeza e duas ambulâncias, que acompanharam todo o ato.

A estudante de Jornalismo da UEPG, Amanda Gongra, elogia a organização da Parada Cultural LGBT+. “A coordenação no evento foi espetacular, não teve nenhum caso de hostilidade e a programação foi extremamente pontual”, diz. Para a utilização da Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco para as apresentações musicais, da avenida Vicente Machado para a marcha e do Pavilhão da Feira do Produtor para atividades culturais, o DCE conseguiu o alvará de licença especial de uso de solo, que garante a realização do evento em espaços públicos.

A primeira Parada Cultural LGBT+ dos Campos Gerais aderiu à campanha Natal sem Fome do Serviço de Obras Sociais de Ponta Grossa (SOS). A doação era de um quilo de alimento não perecível, entregue à organização do evento. Segundo Nataly Gayde, integrante do DCE e organizadora da Parada Cultural LGBT+, a campanha recebeu apoio para que fizesse parte do ato. “O Natal sem Fome é muito importante para a sociedade, além de ter recebido a contribuição da SOS para estar na Parada Cultural LGBT+”, conclui.

Clara Prado, diretora do DCE e uma das organizadoras da Parada Cultural LGBT+,  aponta que, apesar da Parada ter ocorrido sem nenhum problema, a gestão ‘Língua Solta’ estava sempre de sobreaviso. “Organizamos para atender a qualquer situação que surgisse, porém orientamos as pessoas para que se divertissem”, diz.

Confira no vídeo de Enaira Schoemberger e Priscilla Pires: