Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do turismólogo João Pedro Maciel, defendido em outubro do ano passado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), aponta queda de 82,5% no número de visitantes por ano no Parque Estadual de Vila Velha de Ponta Grossa. A pesquisa aprofunda levantamento dos estudantes do 4º ano de Turismo de 2017, que então apontava somente 39% da população ponta-grossense como visitantes do local após a revitalização do Parque, realizada entre 2002 e 2004.

Vila Velha 19 06 2019

Arenitos do Parque Vila Velha | Foto: Arquivo

“Na pesquisa, a turismóloga me passou os dados que a média de visitantes que passavam pelo local. Antes da revitalização, era de 400 mil por ano. Hoje, a média é de 70 mil pessoas por ano”, afirma Maciel.
De acordo com a pesquisa, o desinteresse da população local está relacionado à pouca divulgação do Parque. Das 200 pessoas entrevistadas, 98, 5% afirma que deveria haver mais divulgação do local para gerar interesse. Essa constatação ilustra outro dado da pesquisa: das 162 pessoas que já visitaram o Parque pelo menos uma vez, apenas nove fizeram o trajeto até o local através do ônibus da Viação Campos Gerais (VCG), pela linha urbana Jardim Vila Velha e Vila Velha via Panorâmico. Ou seja, grande parte da população não tem conhecimento sobre a existência dessa linha de ônibus.
A auxiliar de cozinha Anelise Pereira afirma que nunca visitou o Parque e acredita que a falta de divulgação influencia no número de turistas que visitam o local. Porém a distância, é um fator que também atrapalha. “Falta divulgação, mas pra nós que dependemos de ônibus tem custo, então é difícil pelo dinheiro e por ser longe”, afirma.
O baixo número de visitantes após a revitalização do Parque Vila Velha demonstra que a maioria dos visitantes preferiam o local antes das mudanças. Com as reformas, houve a desativação do elevador que servia para a visitação das furnas, a proibição de churrascos dentro do Parque e controle do acesso às trilhas. A pesquisa indicou ainda que 92,5% das pessoas disseram achar importante a reativação do elevador para incentivar a volta dos turistas ao local.
A professora Maria de Lima já visitou o parque diversas vezes e considera que além da desativação do elevador, as regras estabelecidas pelo Governo do Estado também influenciaram na queda no número de turistas. “Já visitei duas vezes com o elevador e ele tornava o passeio mais emocionante e interessante”, afirma. “As exigências do Governo do Estado, priorizando a preservação e o estudo geológico do parque e exigindo a presença de um guia em todas as visitas também contribuíram para essa queda”, completa a professora.
Atualmente o Parque Estadual de Vila Velha não tem um site próprio e sua divulgação limita-se à página no Facebook e ao site da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. O valor da entrada é de R$ 28 para visitar todos os principais elementos do Parque (Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada). A meia entrada tem o valor total de R$19 que equivale à metade do valor do ingresso dos Arenitos, R$10, e das Furnas e Lagoa Dourada, R$ 8. Entretanto, para o valor do guia, R$ 10, não existe meia entrada. Tem direito ao benefício estudantes, funcionários públicos, moradores de Ponta Grossa ou doadores de sangue, mediante comprovação. Crianças com menos de 6 anos são isentas de todas as taxas e pessoas com mais de 60 anos pagam apenas a taxa do guia, de R$10. O horário de funcionamento é de 8h30 até 15h30 nas sextas, sábados e domingos, com permanência permitida até 17h30.
A visitação do Parque durante os dias da semana (exceto nas terças-feiras, quando o Parque fecha para manutenção) é recomendada para grupos de 15 a 40 pessoas e necessita a presença de um guia turístico local. As visitas em grupo devem ser agendadas com no mínimo 10 dias de antecedência pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A contratação do guia deve ser feita pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Parque proíbe a entrada de novos visitantes quando atinge 800 pessoas no local. O transporte até Vila Velha pode ser feito com carro próprio, ônibus da VCG, que faz a linha urbana Jardim Vila Velha e Vila Velha via Panorâmico, a partir do Terminal Oficinas, ou ônibus da Princesa dos Campos, que oferece dois horários de ida por dia, às 9h e 15h15, com valor de R$ 9, 68. Aos domingos, o primeiro horário de saída do ônibus é às 8h45. A empresa não oferece serviço de volta.

Reportagem: Marcus Benedetti
Edição: Natália Barbosa
Supervisão: Angela Aguiar, Ben-Hur Demeneck, Fernanda Cavassana, Hebe Gonçalves e Renata Caleffi