Cerca de 36,1 milhões de brasileiros trabalham na informalidade no Brasil

De acordo com boletim divulgado no dia primeiro de outubro deste ano pelo Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), 41,4% da população empregada trabalham de maneira informal. Os dados mostram que 11,8 milhões dos empregados trabalham sem carteira assinada no setor privado, enquanto 24,3 milhões trabalham de forma autônoma.

O documento do DIEESE explica que o aumento de empregos registrados, em 2019, está majoritariamente relacionado ao trabalho informal, condição que nem sempre contribui com a Previdência Social e afeta a Seguridade Social. Do total, 87,1% dos empresgos criados, no terceiro trimestre de 2019, foram no mercado informal. Os dados indicam ainda que cerca de 12,8 milhões de pessoas ainda estão à procura de emprego.

O levantamento completo do DIEESE está disponível em: https://www.dieese.org.br/boletimdeconjuntura/2019/boletimConjuntura019.html

Arquivo Portal Periódico
20/11/2018 - Ponta-grossenses complementam renda no trabalho informal

Ficha Técnica

Repórter: Willian Brasil
Supervisores: Angela Aguiar, Fernanda Cavassana e Manoel Moabis
Edição: Amanda Dombrowski

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.