Em Ponta Grossa, as ruas da cidade não são projetadas para comportar os ciclistas. Foto: José Tramontin

Ponta Grossa é uma cidade movimentada por conta de seu polo industrial. A cada dia muitos carros, ônibus e caminhões transitam por suas ruas. Mas, para as pessoas que resolvem usar um meio de transporte alternativo, como a bicicleta, a situação não é fácil, subidas e descidas põem a vida do ciclista em risco. A cidade tem várias avenidas e ruas mal projetadas, o que atrapalha o fluxo de trânsito no local. Os motoristas não respeitam o espaço dos ciclistas nas estradas, que não têm ciclovias  para andar. “Quando morava fora, costumava andar muito de bicicleta, mas desde que mudei para cá, ando pouco. É muito perigoso” revela Pedro Paulo Gaião.


O Movimento Pró Ciclovia de Ponta Grossa é uma ONG que luta para conquistar os direitos dos ciclistas na cidade. A organização possui um blog e uma página no Facebook, e por esses meios discutem sobre a situação das ciclovias em Ponta Grossa e região. “É muito bacana a iniciativa do movimento de incentivar e de lutar pelos direitos dos ciclistas”, Marcus Vinícius membro da ONG.


Desde sua fundação o movimento já alcançou parte de seus objetivos, algumas ciclovias e áreas para ciclistas foram construídas na cidade, fornecendo alguma segurança para os ciclistas. A iniciativa contribui, para pessoas que apreciam andar de bicicleta, a possibilidade de estender o seu hobby para novos horizontes, para que num futuro próximo todos possam passar um tempo junto andando pela cidade sem temer algum acidente.

Para mais informações sobre a ONG:

blog: http://prociclovias.blogspot.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/prociclovias

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Salvar