Casos de obesidade infantil crescem na pandemia

A obesidade infantil sempre preocupou pais e especialistas. Na pandemia, especialmente por conta da ansiedade alimentar e da falta de atividades físicas, o problema se agravou. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças está obesa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, até 2025, existirão cerca de 75 milhões de crianças obesas no mundo.

A nutricionista Micheli Maluf, de Ponta Grossa, diz que a obesidade infantil se agravou na cidade na pandemia. “No meu consultório, neste ano, a procura aumentou cerca de 60% por auxílio nutricional principalmente das crianças”, relata. 

Micheli afirma que os hábitos adquiridos na pandemia devem permanecer mesmo após o fim do isolamento e ainda perdurar por anos na sociedade. “Acredito que vamos viver um pós pandemia de uns dois a três anos convivendo com as consequências.” A falta de exercícios físicos e a má alimentação são as principais consequências notadas por pais e profissionais.

Um médico de Ponta Grossa, que preferiu não se identificar e também não identificar seu filho, relata como o isolamento prejudicou os hábitos alimentares da família e sobretudo da criança, que foi diagnosticada com obesidade. “Antes almoçamos apenas em restaurantes. Com o isolamento, comemos em casa e meu filho não tem mais praticado atividades físicas”. Ele acrescenta que a alimentação em casa piorou, uma vez que há uma oferta maior de alimentos industrializados. 

Uma profissional da área de limpeza de Ponta Grossa, que também preferiu não identificar sua filha e não se identificar, relata que a criança sofre de obesidade desde antes da pandemia, entretanto, a conjuntura atual agravou muito o caso. “Hoje em dia não conseguimos mais realizar os exercícios que fazíamos antes, sem contar que agora ela não tem a mínima vontade de comer frutas ou verduras.”

 

ALIMENTAÇÃO Acervo Portal Comunitário

Crédito: Reprodução acervo periodico.

 

Esta reportagem faz parte da edição comemorativa de 30 anos do jornal-laboratório Foca Livre. Leia o conteúdo completo clicando aqui: https://periodico.sites.uepg.br/index.php/foca-livre/2427-foca-livre-edicao-219-setembro-e-outubro-de-2022

 

Ficha Técnica

Repórter: Bettina Guarienti

Edição:  Cassiana Tozati  e Rafael Piotto

Publicação: Rafael Piotto

Supervisão de Produção: Muriel Amaral, Cândida de Oliveira e Jeferson Bertolini

Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.