Diminuição de circulação de ônibus prejudica moradores do Cará-Cará

Na região do aeroporto de Ponta Grossa, a diminuição foi de 30% da oferta do transporte público

No dia 28 de janeiro deste ano, a oferta de ônibus que atende o bairro Cará-Cará teve redução de circulação pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT). A mudança foi divulgada no Diário Oficial da Prefeitura de Ponta Grossa. Ao todo, 20 linhas foram alteradas ou cortadas.

A moradora do bairro, Cristiane Pedroso, reclama da mudança no transporte público por conta da demora, já que os ônibus passaram a ter intervalos de praticamente uma hora. “Os ônibus ficaram muito devagar e cheios. Depois das 20h25, o transporte vem de hora em hora e só até às 23h. Muito difícil a gente morar em um bairro que é longe e ficar sem ônibus”, reclama.

Cristiane também comenta que a baixa circulação dos ônibus pelo Aeroporto Sant’Ana – Comandante Antonio Amilton Beraldo, localizado no Cará-Cará. "Apenas três ônibus, por dia, passam por lá [pelo Aeroporto]. É complicado por ser distante. Precisava mais melhorias, nem que fosse micro-ônibus intercalados nesses horários que não são de pico. Ajudaria bastante”, sugere.

Apenas 30% dos ônibus que circulam no Cará-Cará chegam no aeroporto. Além disso, serviços de transporte por aplicativoi não chegam até o local e o moradores ficam dependendo de táxis comuns. Segundo a AMTT, as mudanças foram feitas por meio de estudos e a fim de efetuar cortes de gastos, já que não houve aumento da passagem. A Autarquia argumenta que não há demanda de passageiros o suficiente para manter os horários anteriores.

Ouça esta e outras reportagens do Ponto da Notícia

Reportagem: Denise Martins
Edição: Emanuelle Salatini, Amanda Gongra, Alex Marques, Daniela Valenga (Ponto da Notícia) / Érica Fernanda (Portal Periódico)
Supervisão: Professores Angela Aguiar, Fernanda Cavassana, Manoel Moabis
Técnico de edição: Reinaldo dos Santos
Monitora: Letícia Gomes