Cruzamento no bairro Jardim Carvalho é cenário comum de acidentes

O entroncamento entre a Rua Antônio João e Avenida Ernani Batista Rosas é um ponto perigoso e moradores buscam alternativas para maior segurança no local

 

Em 10 de abril de 2015, um motorista capotou em um cruzamento de Ponta Grossa. Em 12 de junho de 2016, um acidente entre dois carros deixou quatro pessoas feridas. Já em 23 de setembro de 2020, uma jovem de 18 anos ficou gravemente ferida ao se envolver em um acidente com um caminhão. Em 22 de fevereiro de 2021, um jovem se feriu em uma colisão. Em junho do mesmo ano, dois veículos colidiram. Esses acidentes não teriam relevância se não fossem no mesmo local: o cruzamento da Rua Antônio João com a Avenida Ernani Batista Rosas, no bairro Jardim Carvalho. 

Além de todas essas colisões noticiadas neste cruzamento, moradores dos arredores relatam muitas outras. “Nós moramos aqui desde dezembro de 2013 e já vimos mais de dez, com certeza”, diz Deize Basílio Aguiar, moradora de um prédio na esquina.“Durante esses três anos que estou aqui na clínica, houve vários acidentes e sempre chamamos a polícia e o Samu”, conta a estagiária de uma clínica psicológica, Mariana Borges dos Santos. Porém, as colisões não são consequência apenas da falta de sinalização do cruzamento. São vários os problemas que tornam o local perigoso. A faixa de estacionamento em frente ao Edifício Champagnat, na Rua Antônio João, atrapalha a visão do motorista que deseja atravessar a mesma rua. Por este motivo, no ano de 2016, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Ponta Grossa (AMTT) fez uma nova pintura da faixa no trecho, proibindo estacionar nas esquinas. Apesar disso, os motoristas descumprem a regra prejudicando a visão de quem trafega na via. 

 

Foto.JPG Maria Luiza PontaldiCruzamento no bairro Jardim Carvalho. Foto: Maria Luiza Pontaldi

 

O desrespeito dos condutores também é um fator recorrente. A alteração repentina na preferencial da Avenida Ernani Batista Rosas passa despercebida por muitos, fazendo com que cruzem a preferencial. Outra mudança na região aconteceu em março de 2019 com a alteração de sentido da Rua Antônio João, que passou a ser mão única. Na opinião de Elivelton Dias Hammerschmidt, essa mudança foi um passo positivo. “Amenizou um pouco os transtornos, mas mesmo assim a quantidade de acidentes é considerável”, afirma. Houve a instalação de um radar na rua Antônio João, porém, até a data de produção desta edição, este não está em funcionamento.

Para diminuir os acidentes, os moradores sugerem mudanças para que o trecho se torne mais seguro. Entre as propostas destacadas por eles, estão a colocação de um semáforo na esquina, a mudança do radar para antes do cruzamento e a construção de uma faixa elevada no local.  "Ajudaria muito, até porque temos uma escola na próxima quadra, o que justifica a instalação” comenta Deize Basílio Aguiar.

De acordo com a AMTT, não há registros de solicitações para mudanças no cruzamento entre a rua Antônio João e Avenida Ernani Batista Rosas no período de janeiro a junho de 2021. Mas o órgão informa que está avaliando a possibilidade de reativar o radar na rua Antônio João, além de enviar técnicos ao local para verificação do trecho e formulação de melhorias. 

 

Este texto é parte do conteúdo da edição recém-publicada do jornal-laboratório Foca Livre, produzido pelo 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Acesse a edição completa em https://periodico.sites.uepg.br/index.php/foca-livre

 

Ficha técnica
Repórter: Maria Luiza Pontaldi

Editor de Texto: Lucas Ribeiro

Publicação: Larissa Godoi

Supervisão Foca Livre:  Prof. Jeferson Bertolini, Rafael Kondlatsch e Muriel Emídio Amaral

Supervisão Site Periódico: Marcos Zibordi, Maurício Liesen