Ponta Grossa registra redução de furtos e roubos durante a pandemia

Secretaria de Segurança Pública diz que queda se deve às medidas de isolamento

Foto: Arquivo Periódico 

 

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) registrou redução dos casos de furtos, roubos e violência doméstica em todo o Estado durante a pandemia. O comparativo foi feito entre os meses de janeiro, fevereiro e março do ano passado com os três primeiros meses deste ano.

Segundo a corporação, as reduções se devem às medidas restritivas de isolamento social, que contribuíram para a diminuição da circulação de pessoas nas ruas. Além disso, o toque de recolher a partir das 23 horas e a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos depois do mesmo horário, são motivos que contribuíram.

Infográfico: Larissa Godoi

 

Em Ponta Grossa, de acordo com relatório da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, o número de furtos diminuiu 1,48% comparado com o ano de 2020 no período analisado. No ano passado, o número total de ocorrências registradas foi de 2.305, contra 2.271 casos neste ano.

Na cidade, outro crime que teve queda de ocorrências foram os roubos mediante grave ameaça ou violência à pessoa: em 2020 foram 512 casos; em 2021, 383. Houve redução de 25,20% nos registros na cidade. Já no percentual de furtos de veículos em Ponta Grossa houve aumento de 13,95%. Em 2020 foram 129 casos. Neste ano, 147. É importante frisar que a Secretaria de Segurança Pública só leva em conta os casos registrados em boletins de ocorrência.

Vítimas

Embora a Secretaria tenha registrado redução em alguns crimes, em Ponta Grossa não é difícil achar moradores que não se sentem tranquilos quanto à segurança pública.

Rita de Fátima Tavares, moradora de Ponta Grossa que foi vítima de roubo no início da pandemia, acredita que os casos de furtos e roubos registrados durante o isolamento, em parte, foram ocasionados pelo desemprego. Rita foi atacada quando estava a caminho do trabalho. Três rapazes a abordaram com faca. Ela destaca que se sente intimidada e teme que ocorra novamente. “A sensação que eu fiquei foi de muito medo, e hoje, apesar de ter passado algum tempo, continuo com medo”.

A professora Márcia Regina da Silva, também moradora de Ponta Grossa, teve o celular roubado, durante a pandemia, quando ia ao trabalho. Márcia relata que isso não aconteceu apenas com ela e demonstra ter medo ocorra novamente. "Na mesma semana uma colega minha também vindo para o serviço, foi assaltada no ponto de ônibus. Agora, qualquer pessoa que se aproxima de mim, eu já acho que vou ser assaltada novamente”.

Em Curitiba, onde moram 1,948 milhão de pessoas, os resultados também foram positivos. Em relação aos furtos, houve a redução em 17,97%. No número de roubos, houve queda em 43,61%. Os furtos de veículos diminuíram cerca de 46% comparados com o primeiro trimestre de 2020.

 

Ficha técnica

Reportagem: Larissa Godoi 

Edição e Revisão: Tayná Lyra e Deborah Kuki

Publicação:  Deborah Kuki e Matheus Gaston 

Supervisão: Jeferson Bertolini