Período soma 59 mortes; número de vítimas aumentou 15,69% em comparação a 2023
Segundo dados do Sinesp, o municipio de Ponta Grossa é a cidade mais violenta do interior do estado do Paraná | Foto: Matheus Leónidas
Ponta Grossa registra aumento de casos de homicídios dolosos entre janeiro e agosto de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o município teve 59 vítimas até o mês de agosto, um aumento de 15,69% em relação a 2023, que no mesmo período registrou 51 mortes. Os meses de agosto e abril foram os mais violentos, com 11 mortes em cada. Os dados mostram que 95 vítimas eram homens, 13 mulheres e duas não foram identificadas.
Embora dados divulgados pelo Relatório Estatístico Criminal de Mortes Violentas Intencionais mostram que, de janeiro a junho de 2024, o município teve menor número de mortes em relação ao primeiro semestre do ano passado, julho e agosto de 2024, somados, registram 16 mortes, o que explica a alta nos dados dos oito primeiros meses do ano.
Para o delegado Luiz Gustavo Timossi, do setor de homicídios da Polícia Civil de Ponta Grossa, a maioria dos homicídios está ligado a outros crimes. “Grande parte está relacionada ao tráfico de drogas ou passagens pela polícia por outros crimes. Por conta disso, as pessoas têm ficado com medo de denunciar, por receio de acabar se tornando uma vítima no futuro”, comenta.
O Mapa Municipal de Violência, produzido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, mostra que, de janeiro a setembro de 2024, o bairro com maior número de mortes na cidade é o Chapada, com nove vítimas. Neves, Cará-Cará e Boa Vista tiveram seis vítimas cada.
Moradora do bairro Neves, Aline Mattos era vizinha de uma das vítimas, e se mudou depois do ocorrido. “Eu sabia que meu vizinho estava envolvido com drogas. O bairro era muito perigoso, morava sozinha e sentia muita falta de segurança. Depois que o mataram, fiquei com medo de continuar lá”, explica.
Dados do Sinesp indicam Ponta Grossa como a cidade mais violenta do interior do Paraná. No estado, os dados mostram que nos primeiros oito meses de 2024 ocorreram 1.085 homicídios dolosos, o que representa uma queda de 7,58% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ficha Técnica
Produção: Maria Tlumaski
Edição: Karen Stinsky, Lucas Veloso, Radmila Baranoski e Victor Schinato
Publicação: Karen Stinsky e Victor Schinato
Supervisão de produção: Muriel Emidío Pessoa do Amaral
Supervisão de publicação: Aline Rosso e Kevin Furtado