Manifestação está marcada para este sábado, dia 25, às 16h, na frente da "Igreja dos Polacos"

 

Diante de mais de 454 mil mortos pela covid-19 e os níveis de desigualdade social e pobreza cada vez maiores no Brasil, diversos movimentos sociais e sindicatos realizam uma manifestação nacional no sábado (29/05) contra a falta de políticas públicas pelo governo federal para combater a pandemia.

Em Ponta Grossa, a Frente Ampla Democrática (FAD) da cidade organiza o ato. A integrante da coordenação coletiva da FAD em PG, Jennifer Dias, explica que o protesto, que será presencial, é um ato de resistência contra os desmandos do atual presidente Jair Bolsonaro, além da defesa de outras pautas como a agilidade do programa nacional de vacinação contra a covid-19, lockdown geral para conter a pandemia e um auxílio emergencial de R$600 para os mais de 60 milhões de desempregados.

 

189646185 785128558831570 5629861553358545666 n

 Cartaz do ato organizado, em Ponta Grossa, pela Frenta Ampla Democrática. Foto: Reprodução Facebook FAD

 

Jennifer ressalta que a manifestação conta com todos os cuidados de prevenção ao vírus, mantendo condições necessárias aos participantes, além do distanciamento social. “Este é o terceiro ato que realizamos na pandemia, sempre orientados por um modelo de proteção que garanta higienização de pessoas e objetos que estejam na manifestação”, diz. A organizadora do evento informa as justificativas da manifestação. “No 29 de maio destacamos problemas não exclusivos da pandemia, como a reforma administrativa, a CPI do Covid-19 e outros acontecimentos que marcam 2021”, explica.

A FAD, que organiza o movimento na Cidade, é composta por entidades sociais, sindicatos, partidos de esquerda e centro-esquerda, além de pessoas independentes. O ato tem ainda o apoio da Frente Anti-Fascista de Ponta Grossa. A coordenação do movimento pede que os manifestantes sigam todas as medidas sanitárias de segurança, como o uso de máscaras (de preferência PF2), álcool gel e a não-aglomeração entre os participantes na manifestação.

A professora da rede estadual Maria Andreia Dias destaca a importância da participação de PG no protesto nacional. “É um avanço para nossa cidade fazer parte do ato nacional, pois estamos à mercê de medidas sanitárias insuficientes tomadas pelo governo, além dos impactos da falta de políticas públicas para combater a fome e a miséria”, explica. Um dos principais coordenadores do 29 de maio no País, o ex-candidato a presidente Guilherme Boulos (PSOL) publicou um vídeo nas redes sociais convocando apoiadores a comparecer na manifestação: “Quero fazer um convite a todos vocês, vamos tomar as ruas no próximo dia 29 de maiono país inteiro, pelo Fora Bolsonaro”, diz.

A manifestação do dia 29 de maio em Ponta Grossa acontece às 16h na Praça Barão de Guaraúna, em frente à Igreja dos Polacos. Outras informações sobre o evento estão nas redes sociais da organização: clique aqui ou acesse o Facebook da FAD.

 

Ficha técnica

Repórter: Carlos Augusto Solek

Supervisão: Sérgio Gadini