Ponta Grossa registra 259 acidentes de trânsito em 2022

Maior incidência de colisões ocorre nas ruas Visconde de Taunay e Thaumaturgo de Azevedo

 

Entre janeiro e abril de 2022, Ponta Grossa registrou 259 acidentes de trânsito. Nos boletins catalogados pelo 2° Grupamento de Bombeiros, 55,9% destas ocorrências são colisões entre veículos. Desde 2020, 3.578 acidentes foram documentados, com 4.427 vítimas no município. 

De acordo com Erick Duarte, morador de Ponta Grossa que sofreu quatro acidentes de trânsito nos últimos dois anos, a falta de sinalização adequada das ruas é um dos principais motivos pelos quais as colisões acontecem. “Em certas vias, por falta de placas ou mesmo erros de sinalização, os acidentes são uma questão de tempo, somente quem conhece determinados trechos, acaba tomando mais cuidado”, comenta. 

A mudança nas preferenciais e nos sentidos das vias também é um motivo sinalizado pelos moradores. Para Antônio Pereira Barbosa, que sofreu acidente de carro por conta da mudança de sentido na rua, a falta de uma maior divulgação das alterações por parte da Prefeitura torna o trânsito confuso. “O fato de eu ter batido o carro foi porque a placa sinalizava que eu podia entrar em determinada rua, mas os sinais da avenida abriam ao mesmo tempo. Para quem não dirige com frequência na cidade, é fácil se perder”, explica. 

De acordo com a Guarda Municipal, as ruas com maior incidência de acidentes de trânsito desde 2018 são as avenidas Visconde de Taunay, Visconde de Mauá e Vicente Machado, na região central, e a avenida General Carlos Cavalcanti, em Uvaranas. Já a rua Thaumaturgo de Azevedo, em Oficinas, passou a ter maiores ocorrências de colisões em 2022. 

Além disso, os cruzamentos da rua Vicente Machado com a Balduíno Taques e o cruzamento da Santos Dumont com a rua do Rosário possuem as maiores ocorrências deste ano, por se tratarem de vias centrais com grande movimento nos horários de pico. 

 

 

Faixa etária

Adultos representam o maior índice de vítimas nos acidentes de trânsito. Das 4.427 catalogadas desde 2020, 1.567 têm entre 20 e 29 anos de idade, o que representa 35,4% do número total de feridos. Até abril de 2022, 103 pessoas que sofreram acidentes se encaixam nesta faixa etária. 

Como forma de conscientização e proteção no trânsito, maio foi o mês escolhido para uma série de campanhas promovidas pelos municípios. Em Ponta Grossa, foram feitas ações educativas, como palestras na Escola Municipal Pascoalino Provisiero e na Ambev, passeatas, integrações com motoristas em postos de gasolina, blitze educativas e o lançamento do projeto Detran na Escola.

 

Ficha Técnica

Reportagem: Valéria Laroca

Edição e Publicação: Ana Luiza Bertelli Dimbarre e Maria Eduarda Ribeiro

Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral

Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.