Estudantes reclamam da demora na liberação da meia-passagem

Preço integral do valor da passagem dificulta ida às aulas para estudantes

O direito à meia-passagem pelos estudantes foi suspenso durante a pandemia. As aulas retomaram presencialmente desde o ano passado, mas a Viação Campos Gerais (VCG), empresa responsável pelo transporte público em Ponta Grossa, não atualizou o cadastro dos alunos. Desta forma, alguns deles não conseguiram retornar às aulas porque não poderiam arcar com o valor integral das passagens. Antes da pandemia, os dicentes solicitavam uma declaração à instituição e eles mesmos encaminhavam o documento à Prefeitura. Com a mudança, os estudantes devem fazer direto na Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e a VCG aprova e libera o cartão. No momento, o maior problema está na liberação da AMTT para a VCG.

WhatsApp Image 2022 06 20 at 4.30.47 PM

Foto: Amanda Martins

A aluna do ensino fundamental, Gabriele Maciel Cunha, conta que sem o passe-livre não terá como ir todos os dias para a aula. “Eu moro muito longe do Osório, não tem como simplesmente ir andando”. A mesma dificuldade é partilhada por Arthur Andrade. "É caro gastar R$11,00 por dia”, comenta. Arthur comenta que iniciou o protocolo no início de fevereiro, mas sua situação ainda está em análise. "Meus pais já mandaram diversos comprovantes de residência, mas nenhum dá certo e ninguém diz o porquê".

Em apuração pela reportagem, foi descoberto que existem pendências em aberto no sistema da AMTT desde o início do ano letivo de 2022, mas não tem uma previsão para serem aprovadas. Mesmo após a tentativa de contato com a VCG, AMTT e a Prefeitura, não houve retorno com respostas explicando o motivo para o atraso na atualização dos cadastros.

Reportagem: Amanda Martins

Edição e publicação: Lilian Magalhães