Além do trânsito, serviços de urgência, como ambulância, também são afetadas pelos problemas da região

Os moradores da rua Guilherme Voigt, em Uvaranas, enfrentam diversos problemas devido às condições da via, isso porque o local é cenário frequente de prejuízos e até quedas. Ao menos nos últimos oito anos, a condição da rua não melhorou, ficando cada vez mais deteriorada devido à chuva e falta de manutenção. “Eu tive que desistir do meu negócio de van escolar.

Subir todos os dias aqui acabava forçando o eixo da van e quebrava”, desabafou Aline Fonseca, moradora do local. Além disso, há outras reclamações feitas no local. A denúncia frequente é de uma cratera encontrada logo no início da via, um perigo para quem se arrisca em passar de carro.

“O pessoal chega até o meio, desiste e começa dar a ré, mas esquecem que tem um buraco ali”, explica Aline. Com as chuvas, a situação piora. A moradora contou que há pouco tempo um caminhão atolou no local e ela gravou a situação e acabou caindo na cratera: “Estava chovendo, mas acabei mostrando que cabe uma pessoa inteira lá”, contou mostrando os machucados no rosto causados pela queda.

pauta heryvelton

Para quem tem carro próprio, como é o caso da moradora Luana Bricky, a única forma de chegar à garagem de sua casa é descendo a rua. “Tem que descer devagarinho, porque subir não dá. O carro é meio baixo, então sempre bate o fundo no chão”, contou Luana. Ela tem um filho pequeno e também relatou sua preocupação com o lazer do menino, que não consegue andar sem tropeçar pelos buracos da via: “Não dá nem para andar de bicicleta", expôs a moradora.

As condições precárias deixam os moradores desassistidos por serviços como atendimento médico e serviços de transportes. A ambulância, quando chega ao local, tem que parar na Rua Teixeira de Macedo. A última vez que uma moradora precisou de atendimento de urgência a ambulância subiu, mas ficou atolada no local: “Minha menina caiu aqui e tive que descer na rua debaixo para ser atendida pela ambulância", contou Aline. Os serviços de transporte também são outros dos problemas graves, vans escolares e motoristas de aplicativo param em ruas paralelas ao local, por conta do medo de não conseguir sair dos buracos da via.

Repórter: Heryvelton Martins
Edição: Maria Eduarda Ribeiro