Projeto da Central Única das Favelas ajuda mães carentes em Ponta Grossa

Projeto Mamãe: braço da CUFA e ajuda em média 55 gestantes em PG

 

O Projeto Mamãe é uma extensão da Central Única das Favelas (CUFA) que ajuda mães e bebês que vivem na periferia de Ponta Grossa. Atualmente atende cerca de 50 gestantes por mês, de diferentes localidades da cidade. As beneficiadas recebem um kit completo com lenço umedecido, fraldas, roupinhas para os recém-nascidos, paninhos, cueiros e demais itens, duas vezes ao mês, também encaminha as gestantes a consultas médicas, pré-natal e exames necessários. A iniciativa também ensina cuidados com recém-nascidos, técnicas de amamentação, entre outras atividades. 

Josiane Aparecida Pereira é a fundadora e a atual coordenadora, ela e sua filha deram início ao Mamãe em fevereiro de 2021, após o nascimento prematuro do neto de Josiane. Durante o tempo que passaram na UTI, descobriram outras mães que precisavam de ajuda durante o início da maternidade. Ela conta como começou a iniciativa. "Eu já fazia parte da CUFA, e quando estava na UTI com a minha filha, algumas mães me pediram ajuda. Conseguimos doações e veio na  cabeça: porque não ajudar mais mulheres que precisam? Assim, entrei em contato com a CUFA e decidimos criar um grupo que tornou-se o Projeto Mamãe.” 

WhatsApp Image 2022 10 04 at 09.36.18

Projeto entrega kits com roupas, fraldas e outros itens. Foto: Kadu Mendes

 

Débora Isabela conheceu o Projeto Mamãe por intermédio de amigas que já o frequentavam, e relataram o auxílio que recebiam. Ela tem cinco filhos e conta que aprendeu cuidados básicos somente quando era mãe do quinto, após ter contato com o Projeto. “Sou mãe de cinco e não tinha conhecimento de muitas coisas, sobre amamentação e como desafogar um bebê, por exemplo. De todas as minhas gestações é a melhor assistência que tive. Para mim, foi muito importante. Tive meu último filho na pandemia e receber o kit nesse período foi honroso”, relata a mãe.

O Projeto Mamãe aceita e precisa de doações. Elas podem ser encaminhadas por pix pelo CPF 054.653.139-35. O projeto ainda aceita doações de produtos. Médicos e empresas da área da saúde podem colaborar com serviços como consultas e exames. O contato com o Projeto Mamãe é por meio do telefone  (42) 9 9919-2740.

 

Ficha técnica:

Reportagem: Maria Eduarda Eurich

Edição e publicação: Maria Helena Denck

Supervisão de produção: Ricardo Tesseroli

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira, Marcelo Bronoski e Ricardo Tesseroli

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.