Outubro Rosa: campanha incentiva a realização de exames preventivos

Em Ponta grossa, ações de prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero ocorrem de forma gratuita 

O câncer de mama é a causa da morte de milhares de mulheres em todo o Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 66 mil casos são diagnosticados por ano. Outro tipo de câncer com grande incidência é o de colo do útero. Somente no Paraná, entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 13,67 casos positivos para cada 100 mil mulheres. Os dados alertam sobre a importância de realizar os exames preventivos. Tradicionalmente, neste mês, entidades públicas e privadas realizam a campanha Outubro Rosa com atividades para conscientização sobre o tema em todo o país.

Outubro_Rosa_-_Millena_Lopata.jpg

Sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Ponta Grossa | Foto: Millena Lopata / Foca Foto (UEPG)

Para marcar essa data, a enfermeira do Programa Saúde da Família, Débora Viviane Stadler, comenta que a Prefeitura de Ponta Grossa está realizando ações em empresas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nas UBSs são ofertados exames preventivos de câncer de colo do útero e a mamografia aos sábados. Interessadas devem realizar um cadastro no site da Prefeitura. O público alvo são mulheres a partir dos 50 anos; em casos de histórico da doença na família, a faixa etária cai para 35 anos. Ao todo, foram disponibilizadas 800 vagas para a realização dos testes, porém a adesão no município está sendo baixa. De acordo com a enfermeira, "isso ocorre pela falta de interesse das mulheres por cuidarem da própria saúde, onde a desculpa é a falta de tempo por conta do trabalho". 

Joselba Hass é paciente oncológica paliativa do tratamento de câncer de mama desde 2016 e coordena o Grupo Gratos, que busca dar apoio a pacientes oncológicos de Palmeira. Para ela, é necessário que as campanhas de prevenção aconteçam durante todo o ano, pois o número de mulheres acometidas pelo câncer de mama e de colo do útero vem crescendo. "É necessário que a mulher se conscientize, que seu amor próprio a leve a ter cuidados com a saúde", declara Joselba. 

Em relação às políticas de saúde direcionadas para mulheres, Joselba comenta que aquelas precisam ocorrer de forma menos burocrática e mais acessível, além de necessitar de maiores investimentos em profissionais da saúde para atender a demanda, "quando fazemos palestras de conscientização ouvimos muitas reclamações sobre filas de espera para realizar mamografias". 

A voluntária da instituição beneficente Rede Feminina de Combate ao Câncer em Ponta Grossa, Alane Guimarães, explica que neste mês, além das ações ofertadas durante o ano inteiro, como a assistência às pacientes e a realização de exames preventivos, a entidade intensificou as palestras. Segundo ela, os exames são oferecidos na Clínica Solidária, entretanto, são beneficiadas mulheres com 40 anos ou mais e renda de até 2 mil reais. Em casos de histórico familiar, o benefício é acessível a partir dos 32 anos. Alane enfatiza que os exames preventivos são realizados por médicos acompanhados por estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa e as coletas são enviadas para análise no laboratório da Universidade.

 

Serviço:

Unidades Básicas de Saúde que prestam atendimento para exames em Ponta Grossa:

- UBS Egon Roskamp, no Santa Paula, (42) 3901-1716;

- UBS Cyro de Lima, em Oficinas, (42) 3220-4454;

- UBS Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas,(42) 3220-4495;

- UBS Rômulo Pazinato, na Nova Rússia, (42) 3220-4509;

- UBS Sharise Angélica Arruda, no Recanto Verde, (42) 3220-4517.

 

Ficha técnica

Reportagem: Rafaela Koloda

Edição e publicação: Victória Sellares

Supervisão de produção: Ricardo Tesseroli

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira, Ricardo Tesseroli.

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.