Mudança nos horários de atendimento público devido à Copa preocupam população

Escolas, limpeza pública e transporte coletivo terão expedientes alternados em dias de jogo da seleção

Os horários de funcionamento de diversos serviços são alterados em decorrência dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. Essa mudança preocupa a parte da população, que alega que isso pode gerar problemas na rotina de trabalho e escola. Para o autônomo Sandro Resende, o horário escolar é o maior problema: “No horário de aula as crianças serão dispensadas. Minha mulher e eu não iremos ter folga nos jogos do Brasil. Não sei com quem deixar minhas filhas”.

As escolas municipais, transporte coletivo, limpeza pública e atendimentos na própria prefeitura, por exemplo, terão horários diferenciados: para jogos às 13h, o expediente é entre 08h até às 12h; e no caso de jogos às 16h, o expediente fica entre 08h e 14h. Caso o Brasil se classifique para as fases finais, há a possibilidade da seleção jogar ao meio-dia e o expediente será das 07h30 às 11h30. Para Sandro Resende, pai de duas filhas, os novos horários prejudicam a rotina da família. “Minha mulher e eu não iremos ter folga nos jogos do Brasil. Não sei com quem deixar minhas filhas”. A regra não se aplica a serviços essenciais como segurança pública e saúde com regras próprias de escala e de horários.

O eletricista Marlon Ribeiro, explica que trabalhar em dias de jogo do Brasil é lucrativo, pois sempre acontecem problemas com a energia elétrica da casa ou com o próprio aparelho de televisão. No entanto, ele acredita “que seria mais conveniente colocar televisores em locais públicos do que mudar os horários”.

Segundo Diário Oficial, a reposição do tempo parado deve acontecer até o final de maio de 2023. De acordo com a prefeitura, em nota enviada à imprensa, o objetivo do decreto é “prestigiar os servidores municipais, de modo a terem a oportunidade de torcerem pela seleção brasileira”. Após a participação da seleção na Copa do Mundo, os horários de funcionamento do serviço público voltam à normalidade.

Reportagem: Kadu Mendes

Edição e publicação: Heryvelton Martins