Acidentes elétricos domésticos aumentam no Paraná

O Paraná lidera o ranking nacional de acidentes por choques elétricos e  curto-circuitos. Neste ano, somente no mês de janeiro, foram registradas 30 ocorrências. Nove delas, por choque elétrico, com quatro mortes. Os números aumentaram 28% nos últimos dois anos, subindo de 92 acidentes, no ano de 2021, para 127 no ano passado.  O crescimento levanta um alerta sobre os perigos de acidentes dentro de casa, onde qualquer pessoa pode ser a vítima. 


Segundo relatório da Associação Brasileira  de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), um dos principais motivos dos curto circuitos é a instalação elétrica interna. Os eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos  são os maiores causadores  de choques, com 21,5%. Em segundo lugar, o fio partido ou sem isolamento, com 16,8%. As manutenções aparecem com 10,7% e os acidentes com benjamim, popularmente chamado de T, tomadas e extensão com 14,1%.


De acordo com o engenheiro eletricista Jorge Guedes a falta de conscientização é também um dos maiores causadores de acidentes elétricos domésticos. “As pessoas possuem muitos aparelhos elétricos dentro de casa, mas não buscam saber os riscos que eles trazem quando não manuseadas de forma correta”, analisa. O profissional ressalta que a informação pode ajudar a salvar vidas. “São coisas pequenas e simples de serem evitadas, mas por falta de conhecimento acabam gerando grandes problemas, muitas vezes, resultando em mortes”, completa.


Carlos Monteiro foi uma vítima de acidente doméstico. Ele conta que  não desligou a chave geral para trocar a fita isolante  do chuveiro de sua casa e  levou um choque, necessitando de ajuda médica. “Era um pequeno reparo e acreditei que tomando os cuidados, como não pegar na parte descascada não aconteceria nada[...] estava num dia corrido e quis fazer às pressas, mas acabei no hospital por choque elétrico e muitas dores pelo corpo”, revela.


Desligar a chave geral para realizar manutenções está entre as principais formas de prevenir acidentes elétricos domésticos. Outros cuidados são recomendados, como a  manutenção preventiva do imóvel, não ligar vários aparelhos em uma  única tomada e não utilizar aparelhos elétricos próximos a locais molhados. Em casas com crianças e animais, também é importante manter as tomadas protegidas para evitar acidentes.

WhatsApp Image 2023 08 14 at 16.44.30

Em casos mais graves curto circuitos podem causar incêndios

 

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.