A medida desagradou profissionais e usuários do transporte público

 A partir do dia 20 de maio, mais nove linhas de ônibus ficam sem cobradores em Ponta Grossa. As demissões dos profissionais estavam previstas desde a última votação de reajuste salarial dos trabalhadores, feita em dezembro de 2023. Em contato com a Viação Campos Gerais (VCG), a decisão foi tomada para incentivar os passageiros a utilizarem o cartão de transporte ou que possuam o dinheiro trocado, para facilitar o embarque.

         Porém, a medida não agradou a categoria. Carlos Henrique Vieira trabalhou por 12 anos como cobrador de ônibus e acha sua profissão importante. “Trabalhei por muito tempo cobrando dentro do ônibus, ajudava muito o motorista, porque aí ele não precisava perder muito tempo para fazer a troca do dinheiro, ter tirado essa profissão apenas deu um trabalho a mais”. Para ele, colocar o motorista para fazer mais uma função pode acabar sobrecarregando e tomando mais tempo da viagem. “Agora o tempo que vai levar para o ônibus parar, esperar o motorista trocar o dinheiro de todos os passageiros, e embarcar todos será muito mais longo, coisa que não precisa com o cobrador”, comenta.

     A estudante Isabela Ferreira, utiliza o ônibus diariamente, e é contrária à mudança. “Acho que o cobrador facilitava o embarque, nem todo mundo tem tempo de ir fazer o cartão de ônibus ou anda com dinheiro trocado no bolso”. Para ela, o cobrador ainda ajudava na hora da organização. “São muitas pessoas embarcando, o cobrador ajudava a manter um controle, pedindo para as pessoas irem para trás, ou avisando o motorista que não havia mais espaço”, aponta.

transportepublico Wesley Machado

Diversas linhas já se encontram sem cobradores | Foto: Wesley Machado

          Atualmente, a empresa opera 60 linhas sem cobradores pela cidade. A medida começou em fevereiro e março deste ano, com 31 linhas, no mês de abril, a empresa anunciou mais 20 linhas com o motorista realizando a função da cobrança da passagem. As novas linhas sem cobradores são Cachoeira, Cará-Cará, Catarina Miró, Leila Maria, Núcleo Pitangui, Ouro Verde, Parque Nossa Senhora das Graças, Shangrilá – Terminal Central, Vila Liane. Segundo a VCG, os trabalhadores já haviam sido informados da medida desde 2023. Ainda de acordo com a empresa prestadora de serviço, há o movimento de demitir todos os cobradores de todas as linhas.

Ficha Técnica

Produção: Maria Tlumaski

Edição e publicação: João Victor Lemos e Vitória Schrederhof

Supervisão de produção: Muriel Amaral

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira e Luiza Carolina dos Santos 

 

 

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.