Mais de 500 pessoas estão sem moradia e condição piora com o frio 


DSC 0079

Durante os períodos de baixa temperatura, pessoas em sitauaçã de rua procuram por mais ajuda de organizações / Foto: Gabriel Aparecido

De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório Nacional dos Direitos Humanos, o número de pessoas em situação de rua dobrou de 2021 para 2023, no município. Em 2021, a estimativa era de 255 pessoas nesta condição, enquanto que, em 2023, o número saltou para 570. O índice, apesar de alto, pode não ser condizente, uma vez que as pessoas em situação de vulnerabilidade nem sempre estão cadastradas nos programas da cidade. 

A casa de acolhimento Maria Isabel Ramos Wosgrau serve refeições e disponibiliza abrigo, contudo o local consegue acolher 70 pessoas por noite, número insuficiente para suprir a necessidade da cidade. “Nós temos um espaço grande aqui, mas, quando faz frio e chuva, a quantidade de pessoas que vêm até nós é muito maior que a nossa capacidade”, afirma Eulecia Martins de Rezende, uma das responsáveis pela instituição.

O município também conta com casas de voluntariado, como a Casa Irmã Scheilla, localizada no centro. O local não oferece leitos para pernoite, porém tem uma rede de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade como a alimentação no período da manhã e no final da tarde, que são feitas a partir da doação de alimentos. A presidente da instituição Artemis Jendreieck, conta que o trabalho não para, principalmente com o avanço do frio. “Aqui os voluntários cuidam da comida, do bazar e da produção dos nossos bordados. No frio posso dizer que a procura por ajuda dobra e precisamos atender, ninguém sai daqui de mãos vazias”, explica Jendreieck. Além desses serviços, a casa também oferece uma cesta básica no início do mês para as pessoas cadastradas. 

A redação questionou a prefeitura sobre a existência, ou planejamento, de ações e projetos efetivos para aumentar os espaços de acolhimento. No entanto, não obtivemos resposta até o fechamento da matéria.

 

Ficha Técnica

Produção: Bettina Guarienti

Edição e publicação: Gabriel Aparecido e Victor Schinato

Supervisão de produção: Muriel Emídio Pessoa do Amaral

Supervisão de publicação: Aline Rosso e Kevin Furtado

 

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.