Julia Stocco, única representante da região Sul, obteve a segunda colocação na competição que incentiva a produção audiovisual entre jovens de 18 a 23 anos

Em cena do vídeo "Vacinação contra a cárie", Julia Stocco entrevista o pai

O Findinexa Brasil, evento internacional realizado anualmente pela Junior Achievement, é considerado o maior fórum para jovens empreendedores do Brasil. Ponta Grossa representou na edição deste ano o Sul com a participação de Julia Stocco, única finalista da região.

Com o tema “Transforme seu Mundo”, o objetivo do evento, neste ano, é mostrar pessoas que de alguma forma estão fazendo a diferença em sua cidade. Os participantes tiveram que produzir um vídeo com essa proposta. A jovem ponta-grossense concorreu com o vídeo “Vacinação contra a Cárie”, que visa explicar o projeto para melhorar a saúde bucal de crianças.

O resultado já está disponível na página do Findinexa e a vencedora foi a maranhense Kaiane Costa, que ganhará uma bolsa integral para participar do Findinexa no Piauí. A segunda colocação foi para Julia Stocco, cujo vídeo teve apenas dez compartilhamentos a menos que o da vencedora.

Na produção audiovisual, a ponta-grossense entrevista o próprio pai, um dentista que desenvolve em Ponta Grossa o projeto social “Vacinação contra a Cárie”. Através da iniciativa, o odontólogo realiza um trabalho voltado à saúde bucal. O uso da metáfora “vacinação” representa a necessidade de crianças serem submetidas as consultas preventivas o mais cedo possível em suas vidas.

No vídeo, que está publicado na página do Findinexa, Geraldo Stocco conta que percebeu a necessidade do projeto porque “as crianças estavam indo (ao dentista) muito cedo e com muita dor de dente”. Ele então concebeu o projeto considerando que a consulta, ao agir de maneira profilática, teria resultado semelhante ao de uma vacina.

Concorrendo com outras três pessoas de regiões diferentes do Brasil, a finalista Julia Stocco justifica a escolha do tema do vídeo. “Escolhi fazer uma reportagem com Geraldo Stocco, meu pai, pois ele começou seu projeto nos postos de saúde de Ponta Grossa faz 10 anos. Hoje, vemos os resultados, em que 70% das crianças (atendidas) entram na escola sem cárie e 30% com cárie inicial, de fácil tratamento”, destaca.

Estar entre os finalistas já é motivo de comemoração para Julia. “Independente de ganhar ou não, já estou feliz pelo reconhecimento do trabalho do pai. Ver o meu pai feliz também valeu muito a pena”, conta. A jovem também relata que, para participar do Findinexa Brasil, teve apoio do Núcleo de Jovens Empreendedores local, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, dos amigos e dos familiares.