O processo visa melhorar a qualidade de som e acessibilidade

 


Foto: Mirna Bazzi

 

Cinco emissoras de rádio de Ponta Grossa estão migrando da faixa AM para FM. As rádios Clube Ponta-grossense, Difusora, Sociedade Pitangui de Comunicação (CBN) e Fundação Sant'Ana já estão sendo transmitidas no novo padrão de frequência, enquanto a rádio Central do Paraná permanece na frequência AM e deve realizar a transição. A mudança das faixas tem como objetivo trazer maior qualidade de som ao ouvinte e também permite o acesso às rádios em aparelhos móveis, que não é possibilitado na frequência AM.

Confira a reportagem: 

 

 

As emissoras FM operam na faixa de frequência que vai de 88 a 108 MHz, porém esta não poderá comportar a migração completa em grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Será necessário o uso da faixa estendida – 76 a 87 MHz –, atualmente utilizada pela TV analógica, que deverá ser adotada pelas emissoras de rádio após o desligamento do sinal analógico da TV, em janeiro de 2018. As emissoras de rádio AM paranaenses devem migrar para a frequência FM até o fim deste ano.

Fonte: Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.