As atividades  previstas para a paralisação desta quarta-feira(15) têm ínicio às 7 horas da manhã com panfletagem nos campi Central e Uvaranas da UEPG

Na última segunda-feira(13), assembleia do Sindicato dos Professores da UEPG(SindUEPG) aprovou  a paralisação das atividades em adesão ao Dia Nacional de Greve pela Educação. O movimento reúne, nesta quarta-feira (15), professores e estudantes das redes de ensino público federal, estadual e municípal de todo o país. As entidades de representação sindical do Paraná reinvidicam dos servidores das universidades estaduais do Paraná reinvidicam o cumprimento da data-base uma vez que o último reajuste salarial ocorreu em 2016. As perdas com a inflação ultrapassam 17%.

Em assembleia do SindUEPG, professores da UEPG decidem pela paralisam das atividades nesta quarta-feira / Foto: Divulgação

Ouça a reportagem de Ana Bianca Kloster

A paralisação desta quarta-feira antecede a greve geral prevista para 15 de junho contra a Reforma da Previdência. De acordo com a primeira secretária do SindUEPG, Hebe Gonçalves, medidas propostas pelos governos Jair Bolsonaro (PSL) e Ratinho Junior (PSD) revelam o sucateamento da educação pública no Brasil. Para a sindicalista a um interesse da inicitiva privada no desmantelamento dos serviços públicos.

Confira a programação da paralisação do dia 15

PARALISAÇÃO UEPG. 14 05 19

Ouça a reportagem de Yasmin Orlowski

Os cortes de gastos com a educação pública mostram a continuidade entre as politicas adotadas pelos governos Jair Bolsonaro e Ratinho Junior e seus antecessores. Para Hebe Gonçalves a justificativa de falta de recursos nos cofres públicos é apenas descompromisso com a sociedade.

Ouça reportagem de João Gabriel Koslovski

ARQUIVO PORTAL PERIÓDICO

30/04/2019 - 29 de abril: paralisação dos servidores na UEPG

09/05/2019 Alunos da UTFPR realizam, nesta sexta-feira (10), protesto contra o corte de 30% das verbas das universidades