As atividades previstas para a paralisação desta quarta-feira(15) têm ínicio às 7 horas da manhã com panfletagem nos campi Central e Uvaranas da UEPG
Na última segunda-feira(13), assembleia do Sindicato dos Professores da UEPG(SindUEPG) aprovou a paralisação das atividades em adesão ao Dia Nacional de Greve pela Educação. O movimento reúne, nesta quarta-feira (15), professores e estudantes das redes de ensino público federal, estadual e municípal de todo o país. As entidades de representação sindical do Paraná reinvidicam dos servidores das universidades estaduais do Paraná reinvidicam o cumprimento da data-base uma vez que o último reajuste salarial ocorreu em 2016. As perdas com a inflação ultrapassam 17%.
Ouça a reportagem de Ana Bianca Kloster
A paralisação desta quarta-feira antecede a greve geral prevista para 15 de junho contra a Reforma da Previdência. De acordo com a primeira secretária do SindUEPG, Hebe Gonçalves, medidas propostas pelos governos Jair Bolsonaro (PSL) e Ratinho Junior (PSD) revelam o sucateamento da educação pública no Brasil. Para a sindicalista a um interesse da inicitiva privada no desmantelamento dos serviços públicos.
Confira a programação da paralisação do dia 15
Ouça a reportagem de Yasmin Orlowski
Os cortes de gastos com a educação pública mostram a continuidade entre as politicas adotadas pelos governos Jair Bolsonaro e Ratinho Junior e seus antecessores. Para Hebe Gonçalves a justificativa de falta de recursos nos cofres públicos é apenas descompromisso com a sociedade.
Ouça reportagem de João Gabriel Koslovski
ARQUIVO PORTAL PERIÓDICO
30/04/2019 - 29 de abril: paralisação dos servidores na UEPG
Ficha Técnica
Reportagem:Ana Bianca Kloster, João Gabriel Kolovski, Yasmin Orlowski
Edição: Luiz Zak
Foto: Divulgação
Supervisão: Professoras Angela Aguiar e Fernanda Cavassana
Técnico de edição: Reinaldo dos Santos
Monitores: Luiz Zak e Alexsander Marques