Mortes por gripe no Paraná aumentam em dobro com relação a 2018


Em Ponta Grossa, foram registrados quatro casos do vírus Influenza
    Paraná já registra o dobro de casos de óbitos pelo vírus da gripe em comparação ao ano passado. Segundo Boletim publicado pela Secretaria Estadual de Saúde, somente nos primeiros cinco meses deste ano, foram registradas 51 mortes em todo Estado. O número é considerado o dobro dos casos registrados no mesmo período no ano passado, quando foram registradas 24 mortes.
    Em Ponta Grossa, os números também preocupam a saúde pública. Segundo a Prefeitura Municipal, na cidade já foram registrados quatro casos do vírus Influenza, em menos duas semanas. Dentre os infectados, estão uma criança de seis anos e uma mulher em gestação.
    A campanha da vacinação de Ponta Grossa seguiu, até o último dia 31, com trabalho nos postos de saúde, ônibus da vacina e no Parque Ambiental. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram vacinadas cerca de 72 mil pessoas, sendo este número equivalente a 78% do público geral.  De acordo com a FMS, 20 mil pessoas não foram vacinadas. A presidente da FMS, Angela Pompeu, considera baixo o índice de imunização na cidade. “Estamos com baixa porcentagem de vacinação. As pessoas não estão se imunizando mesmo com os serviços trabalhando em horário estendido e com abertura de salas nos finais de semana”.
    O número de casos do vírus Influenza (H1N1) no Paraná foi de um total de 212 registros. Mesmo em meio a campanhas de vacinação, o Estado apresenta números maiores da doença. O médico do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Epidemiologia de Ponta Grossa, Rangel Olsen de Carvalho, relata que as mutações anuais que o vírus apresenta é um fator preocupante. “Os surtos de influenza estão relacionados a mutações anuais. Por isso, a necessidade de reformulações na vacina. Porém, quando tais mutações são mais profundas, podem fazer com que as vacinas não funcionem, motivo das pandemias devastadoras do passado”. Olsen aponta que o Influenza tem poder de transmissão alto. Em grupos com imunização menor, como idosos e crianças, a doença pode ser fatal. 
     Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professora Jacy Aurelia Vieira de Souza, a chegada do inverno é um fator considerável no aumento dos casos do vírus. “Por ser provocada por um vírus de comportamento sazonal, há uma predileção maior por períodos mais frios do ano, com aumento do número de casos devido a maior circulação do microrganismo”. Souza ressalta que a diminuição da umidade do ar, ambientes com pouca circulação e queda bruscas de temperatura contribuem para a contaminação da doença. A coordenadora reforça que crianças e idosos são de maior preocupação no controle da doença, pois possuem maior risco de complicações por infecções secundárias.

Público-alvo engloba crianças, idosos, professores, gestantes e membros das Forças Armadas
O público-alvo da campanha de vacinação engloba crianças maiores de seis meses de vida e menores de seis anos; pessoas acima dos 60 anos de idade; trabalhadores da área da saúde; mulheres gestantes e no período pós-parto; membros ativos das forças armadas; policiais civis; policiais militares, bombeiros e professores da rede pública ou privada, com declaração da instituição de ensino, de modelo em formato PDF para preenchimento disponível no site da Fundação Municipal da Saúde. O Ministério da Saúde e a 3º Regional de Saúde ainda não sinalizaram sobre uma possível prorrogação da campanha, que vacinou num total de 72 mil pessoas em Ponta Grossa.
Ficha Técnica: 
Reportagem: Germano Busato 
Edição: Bruna Kosmenko
Supervisão: Angela Aguiar, Ben-Hur Demeneck, Fernanda Cavassana, Hebe Gonçalves e Renata Caleffi

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.