Tratamento psicológico e orientações sobre sexualidade auxiliam na prevenção

A falta de informação e educação sexual é um dos agravantes no aumento dos casos de AIDS (sigla em inglês para SIDA – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) entre os jovens, segundo o enfermeiro do Serviço de Assistência Especializada (SAE), do Programa Municipal de DST/AIDS de Ponta Grossa, Jean Fernando Sandeski Zuber. “É importante que haja conversa e orientações sobre sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis, em todos os âmbitos em que o jovem e adolescente vivem, seja familiar ou escolar”, ressalta Zuber. Em Ponta Grossa, nos últimos 5 anos, 61,84% dos casos ocorreram entre homens. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os casos de AIDS no Brasil tiveram aumento de 21% nos últimos 8 anos.

 

Maioria dos casos de HIV em Ponta Grossa afeta homens entre 20 a 29 anos. Arte: David Candido.


Pessoas entre 25 e 49 anos são o maior público atendido no Serviço de Assistência Especializada (SAE). “Idosos e pessoas que mantêm relacionamento afetivo não se cuidam por acharem que estão na zona de conforto, fazendo com que o vírus seja contraído e o diagnóstico seja tardio”, ressalta a psicóloga do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Edivalna Maria Graff. Se o vírus do HIV/AIDS for detectado, a pessoa inicia o tratamento no SAE e recebe apoio psicológico no CTA. “O atendimento psicológico é feito para trabalhar o preconceito, através do fortalecimento emocional, humanizando os pacientes”, explica Graff.


O Centro de Testagem e Aconselhamento realiza círculos restaurativos a cada 15 dias com os pacientes tratados no SAE. “Os círculos são vivenciais e informativos, onde é trabalhado o psicológico dos pacientes, pois o tabu da sexualidade atrapalha a conversa sobre o HIV. Cuidar da saúde mental é um elemento de prevenção”, completa a psicóloga do CTA, Maria Graff.
O vírus da AIDS é transmitido pelo sangue e através de relação sexual. Uma das formas de prevenção é o uso de preservativo (camisinha). O teste rápido para descobrir se a pessoa contraiu o vírus é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O resultado sai em até 10 minutos. O teste e tratamento da AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis e hepatite, é gratuito em todo brasil e é feito pelo Sistema Único de Saúde.

 

Ficha técnica:

Reportagem: David Candido

Edição: Cícero Goytacaz

Supervisão: Professores Angela Aguiar, Ben-Hur Demeneck, Fernanda Cavassana, Hebe Gonçalves e Rafael Kondlatsch