Covid-19: vacinação lenta atrasa cronograma de imunização em Ponta Grossa

A 3ª Regional da Saúde recebeu, no dia 12 de março, 4080 doses de vacina contra a Covid-19 para serem distribuídas, entre os 12 municípios paranaenses. Segundo a infectologista Gabriela Magraf, a vacinação lenta por conta das poucas doses atrasa o cronograma de imunização, o que, por sua vez, agrava a pressão no sistema de saúde da região de Ponta Grossa. “A vacinação lenta nos grupos prioritários faz com que os serviços de saúde fiquem superlotados, com casos graves e óbitos. “Precisamos vacinar esses grupos prioritários que têm muito mais risco de ir a óbito se contrair a doença. Precisamos aplicar a segunda dose”, ressalta a especialista.
A taxa de transmissão de 1,8 do vírus levou o sistema de saúde na cidade ao colapso no dia 11 de março de 2021. A UPA Santa Paula paralisou o atendimento ao público devido a não suportar receber mais pacientes e o Hospital Regional de Ponta Grossa também opera com superlotação. Há  quase um mês os leitos de UTI covid estão com 100% da ocupação. O pronto atendimento do hospital, que possui capacidade para quatro pessoas, opera com funcionamento acima dos 500%.
Ficha Técnica:
Repórter: Leonardo Duarte
Edição: Maria Eduarda Eurich
Publicação: Mirella Mello
Supervisão: Profs. NRI I Fernanda e Rafael K e Textos II Kevin

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.