Opinião: Falta de testagem interfere em registros de Aids em Ponta Grossa

Confira o comentário em vídeo de Kauana Neitzel, e logo em seguida a versão em texto.

 

 

A queda no número de novos casos de HIV/AIDS registrados em Ponta Grossa no ano de 2020 preocupa os profissionais da saúde. Esta redução não deve ser comemorada, pois não significa que a contaminação está controlada, mas sim, que o número de testagem  está baixo, ou seja, Não é que os casos diminuíram, mas sim que eles ainda não foram identificados. A subnotificação nos casos de hiv facilita o aumento de contaminados e é isso que preocupa os profissionais de saúde.

Em 2020, foram 49 registros a menos que a média dos anos anteriores, que ficava na casa de 125 casos. A redução dos registros identificadas em Ponta Grossa também pode ser percebida no Brasil todo. Se compararmos a média nacional, o número de positivados também caiu significativamente . Em 2019 foram registrados 41.919 casos de infecção por HIV, já no ano passado o dado nacional caiu para 13.677.

Com a falta de incentivo para testagem e prevenção, a tendência é que o número de infectados aumente, uma vez que a população não consegue identificar onde está o problema e os órgãos de saúde não conseguem oferecer um tratamento adequado para quem está contaminado. Neste ano, a perpectiva é que a subnotificação continue alta, justamente pela falta de procura pelo exame.

Quanto mais tarde a doença é descoberta maior é o perigo. Para o ano de 2021 a Prefeitura de PG não tem previsão de ações ou campanhas para reverter este quadro. A justificativa é o cenário epidemiológico e as medidas restritivas de circulação que tem sobrecarregado o sistema de saúde. Desta forma, podemos perceber que a pandemia traz consequências mais profundas do que aquelas que estão colocadas neste momento tão triste da nossa história. 

 

Ficha Técnica

Repórter: Kauana Neitzel

Publicação: Kauana Neitzel

Supervisão: Manoel Moabis