Risco de morte reforça necessidade de higienização na gestação e pós-parto

Desde janeiro, 105 grávidas e puérperas morreram por coronavírus no PR

 Foto Carlos Eduardo Mendes EDITADO

Para proteção de bebês, rigor com limpeza deve ser do hospital até a casa da criança Foto: Kadu Mendes

 

Dados do informe epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria da Saúde do Estado revelam que, de janeiro a julho de 2021, 105 gestantes e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias faleceram por complicações do coronavírus no Paraná. Além das mortes, outras 943 pessoas deste grupo foram hospitalizadas pela doença no mesmo período. Por conta da preocupação com a segurança de gestantes na pandemia, providências sanitárias mais rígidas no decorrer da gravidez e do trabalho de parto começaram a ser adotadas para garantir que mães e acompanhantes não sejam infectados. 

De acordo com o médico ginecologista e obstetra Diego Damasio, algumas medidas de higienização aplicadas na sala de cirurgia e durante a estadia da gestante no hospital devem ser reforçadas para a segurança dos pais, acompanhantes e da criança recém-nascida. "Em casos de infecção da gestante, são necessários cuidados extras, como o uso da proteção com viseira, além da higienização das mãos mais constante e o seguimento para o isolamento após o procedimento", explica. Segundo o médico, os leitos destinados às pessoas que recém saíram do parto têm dois metros de distância e a máscara, que também é utilizada pela mãe durante o nascimento, deve ser trocada de duas em duas horas. "As mães devem higienizar as mãos com mais frequência para realizar a amamentação", adiciona.

Algumas medidas básicas de higiene empregadas em ambientes hospitalares se mantiveram importantes, como a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, aventais e óculos de proteção. Além disso, a limpeza das superfícies com álcool 70% é indispensável. Antes do parto, as gestantes recebem o teste do coronavírus para confirmar seu estado de saúde, proporcionando maior estabilidade ao procedimento. 

 

Relato

As inseguranças diante da pandemia afetam diariamente gestantes que temem se infectar pelo vírus durante a gravidez ou após darem à luz, correndo o risco de não poder conviver com seus filhos nos primeiros momentos de vida. Rebeca Bernardi teve sua filha em maio de 2021 e enfrentou inúmeras dificuldades durante a gravidez, como o fato de ter que utilizar o transporte público para ir trabalhar, o que causava crises de ansiedade. Para o dia do parto, ela reforça a importância do apoio da equipe médica para não sentir medo e o quanto a higienização foi importante para que sua segurança fosse preservada. “No hospital, tudo estava muito bem higienizado e todos os profissionais foram responsáveis quanto a essa questão”, afirma.

Emanuele Mensen Inglez, que tornou-se mãe em junho de 2021, se adaptou à pandemia e evitou as saídas para a compra do enxoval, recorrendo às compras on-line. Para ela, o coronavírus foi um fator constante de preocupação, pois, mesmo ficando em casa no final da gravidez, seu esposo ainda precisava sair para trabalhar. Emanuele expressou confiança no hospital e nas medidas de segurança tomadas para que tudo ocorresse da melhor maneira possível. “Como é inevitável ir para o hospital durante o parto, confiamos na equipe, sabendo que eles estavam tomando as medidas de precaução”, conta.

 

Vacinação

Entre os dias 21 e 23 de junho, foi realizada a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 nas gestantes e puérperas de 18 a 55 anos em Ponta Grossa. A medida de incluir os grupos no plano de vacinação contra a covid-19 também foi seguida pelos outros estados. Diante da inclusão, há esperança na diminuição de casos fatais do vírus em gestantes.

 

Este texto é parte do conteúdo da edição recém-publicada do jornal-laboratório Foca Livre, produzido pelo 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Acesse a edição completa em https://periodico.sites.uepg.br/index.php/foca-livre

 

 

Ficha Técnica: 

Repórter: Helena Denck

Editor de Texto: Kathleen Schenberger

Postagem: Rafael Piotto

Supervisão Foca Livre: Jeferson Bertolini, Muriel Emidio e Rafael Kondlatsch

Supervisão Site Periódico: Marcos Zibordi, Maurício Liesen

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.