Postos retomam atendimento exclusivo para mulheres

Com o avanço do calendário de vacinação contra a covid-19, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa retomam exames de rotina e procedimentos ambulatoriais voltados especificamente às mulheres da cidade.
O serviço começou em julho. Anteriormente, muitas moradoras da cidade tiveram que pagar por consultas e exames que, antes da pandemia, eram assegurados gratuitamente pelo SUS. Ou optaram por não realizar os acompanhamentos adequados.
A auxiliar de produção Priscila Rautenberg de Souza, 36 anos, costuma frequentar o posto de saúde Clyceu C. de Macedo, do Santa Terezinha, para realizar exames e consultas. No início de 2021, por conta da pandemia, o posto de saúde ficou sem atendimento voltado a mulheres. Como Priscila toma o anticoncepcional injetável a cada três meses ofertado pelo SUS, ela precisou recorrer a outro posto de saúde, Egon Roskamp, do Santa Paula. “Mesmo com a pandemia, continuei a realizar exames, como o teste rápido para sífilis, hepatite e HIV, além do papanicolau e todas as vezes fui bem atendida pelo SUS.”
Além dos exames e testes preventivos, o SUS também acompanha as gestações. Os exames de pré-natal continuaram a ser executados mesmo em meio à pandemia pelos principais postos de Ponta Grossa.
Liamara dos Santos Guerino engravidou em julho de 2020 e em abril deste ano deu à luz à Ísis Helena. A mãe frequentou durante a gravidez o posto de saúde Paulo Madureira Novaes, do Bairro Chapada, mesmo morando em outra localidade, pois era o único próximo de sua residência que estava atendendo as gestantes durante a pandemia.
Limara explica que o acompanhamento pelo SUS sempre foi a única opção, por conta da condição financeira. “No geral, o pré-natal foi bem realizado, a única coisa que achei ruim foi que a cada consulta era um médico diferente”, avalia. Mãe de dois filhos, ela ainda comemora a conquista da laqueadura, que executou durante a pandemia. “Consegui dar entrada ao processo de laqueadura com dois meses de gestação, o médico responsável pelo parto avaliou o quadro clínico e assim consegui realizar o procedimento após a cesárea”, diz.

Roseli Stepurski Periódico

Fotografia: Roseli Stepurski, arquivo Periódico


Projeto
Para incentivar a procura de exames e consultas regulares, o município criou um novo projeto para atender à saúde feminina. A ação Saúde da Mulher foi uma iniciativa da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa (FMSPG). A proposta visa a realização de exames como papanicolau, HPV, mamografia e implantes de métodos contraceptivos - como o DIU de cobre.
Por meio de mutirões realizados ao menos uma vez por mês, a ação pretende atender mulheres de 25 a 64 anos de idade que consultaram há mais de um ano e não conseguem procurar o serviço de saúde durante a semana. A Fundação Municipal de Saúde, em parceria com o Departamento de Atenção Primária, escolheu os sábados para realizar os mutirões mensais. Na ação do final do mês de julho, foram coletados materiais de mais de 300 exames preventivos e realizados 17 procedimentos de inserções de DIU. No mês de julho, em duas horas de agendamentos, as 400 vagas disponibilizadas foram preenchidas.
A enfermeira Manon Callaça, uma das responsáveis pela iniciativa, explica que as mulheres interessadas devem agendar o horário pelo site da prefeitura para evitar aglomerações. Manon reforça o convite às mulheres para participarem da ação Saúde da Mulher. “Mulheres, empoderem-se, cuidem de seus corpos, da saúde e agendem seus exames, porque vocês serão bem acolhidas pelas nossas equipes”, incentiva.
Para que mais mulheres, como Liamara e Priscila, participem da ação Saúde da Mulher, a prefeitura planeja realizar mutirões ao menos um sábado por mês até o final do ano. Além de intensificar as ações em outubro, por conta prevenção ao câncer de mama. As mulheres interessadas em realizar exames de rotina podem entrar em contato com a UBS mais próxima através do telefone: 3220-1020 + ramal.

 

Esta reportagem faz parte da edição comemorativa de 30 anos do jornal-laboratório Foca Livre. Leia o conteúdo completo clicando aqui.

 

Ficha Técnica
Repórter: Leriany Barbosa
Editora: Valéria Laroca
Publicação do texto: Leonardo Duarte
Supervisão Foca Livre: Muriel Amaral, Cândida de Oliveira e Jeferson Bertolini
Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.