Conciliar tempo de trabalho e de lazer é desafio

A falta de distinção entre tempo de trabalho e de lazer colabora para a ansiedade e prejudica a saúde mental de muitos que, por causa da pandemia, adotaram o trabalho em home office. O servidor do judiciário Matheus de Quadros passou por esta situação. Ele fala que, com o home office, sua rotina mudou e passou a ser comum deixar alguns encargos para a madrugada. “Após um tempo me senti muito cobrado devido à sensação de disponibilidade plena para o trabalho”, diz. Ele também relata que já sofria com os sintomas de ansiedade, mas a atual condição agravou seu estado. “Precisei aumentar a dose do meu remédio de uso contínuo devido à sensação de estar trabalhando o dia todo.”

 

ATENDIMENTO MÉDICO SAÚDE Mariana Okita

Doenças mentais exigem acompanhamento especializado| Foto: Mariana Okita

 

Também em home office, a compradora Aline Santos relata ter encontrado dificuldades para se adaptar à rotina. Ela fala que as cobranças da empresa a pressionaram ainda mais. “Tive alguns sintomas de ansiedade por querer dar conta de tudo ao mesmo tempo.” Porém, a compradora decidiu priorizar a saúde mental e relata que mudar a forma de pensar diminuiu o estresse. Para ela, encontrar o equilíbrio entre as demandas foi crucial para sua saúde. “Como estava me fazendo mal, comecei a fazer as obrigações no meu tempo, sem pressa para cumprir tudo.”

Ansiedade. O corpo pode expressar que algo está errado através da ansiedade, explica a psicóloga Ana Paula Malysz. Ela fala que a autocobrança tem relação com as expectativas sobre o trabalho. “Às vezes, na tentativa de querer dar conta de tudo, a ansiedade e o medo de decepcionar gera um desgaste emocional.” Segundo a psicóloga, o ideal é reconhecer os próprios limites. “Divida e delegue tarefas, não pegue tudo para si. É necessário aprender a dizer não sem culpa.”

Ana Paula também reforça que é importante reconhecer os sinais. “A ansiedade pode se manifestar em nível físico como sudorese, tensão muscular, apetite desregulado e alterações do sono. Em nível emocional, como a desconcentração, angústia, medos irracionais, preocupações excessivas, entre outras”, explica. A psicóloga orienta que ao identificar sinais de ansiedade é preciso procurar ajuda profissional.

Tratamento. Segundo a Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, durante a pandemia houve um aumento de aproximadamente 20% pela procura de atendimentos em saúde mental. O departamento de Saúde Mental destaca que uma das principais causas identificadas para o agravamento dos transtornos é a sobrecarga nas rotinas. Na cidade, existem meios que proporcionam o tratamento de pessoas que sofrem com a ansiedade e outros transtornos. 

Inicialmente, a pessoa pode procurar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde. Os casos moderados são atendidos no Ambulatório de Saúde Mental e os casos graves são encaminhados para os Centros de Atendimento Psicossocial. Além disso, é possível procurar ajuda em instituições privadas que realizam atendimentos psicológicos. Neste caso, os alunos do curso de Psicologia das faculdades oferecem as consultas com valores mais acessíveis e os atendimentos podem ocorrer presencialmente ou online.

 

Ficha Técnica

Repórter: Kathleen Schenberger

Edição e Publicação do Texto: Maria Helena Denck e Marcella Panzarini

Supervisão de Produção: Muriel Amaral, Jeferson Bertolini e Cândida de Oliveira

Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.