Casos de dengue diminuem 75% em PG, diz Fundação de Saúde

Ponta Grossa registrou 14 casos de dengue em 2021. Segundo relatório da Fundação Municipal de Saúde, o número de registros da doença é 73% menor que em 2020, com 53 registros. 

De acordo com Caroliny Stocco, os números têm se mantido baixos. O maior índice foi em 2016, com 24 registros. “Isso demonstra que os serviços estão identificando os casos, mesmo diante da pandemia em que os sintomas de Covid podem se confundir com os de dengue”, explica. 

Foto: Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados

Pandemia. Uma das alternativas para conscientizar e fomentar os cuidados domésticos durante a pandemia foi a Campanha Digital de Combate a Dengue, promovida pelo Sesc Paraná, que teve a participação de 249 municípios. 

Natane Rodrigues, técnica de atividades do Sesc Ponta Grossa e responsável pela ação na cidade, explica que a prática, além de envolver toda a comunidade, colabora com o trabalho da Vigilância, pois diminui os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. “A campanha foi através do aplicativo Sesc Paraná, onde o morador se cadastrava e publicava fotos removendo locais com água parada. De acordo com o número de publicações o município ia pontuando”, destaca.

Natália Contente, moradora de Ponta Grossa que adquiriu dengue no início da pandemia, relata como foi o protocolo após a confirmação da doença. “Com o resultado do exame, a vigilância sanitária veio até meu prédio verificar o possível foco do mosquito, mas como contraí fora da cidade não tinha nenhum perigo para os moradores”, diz Natália.

A dengue é uma doença grave. Em casos extremos, pode provocar a morte. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, cansaço e mal-estar. 

 

Esta reportagem faz parte da edição comemorativa de 30 anos do jornal-laboratório Foca Livre. Leia o conteúdo completo clicando aqui: https://periodico.sites.uepg.br/index.php/foca-livre/2427-foca-livre-edicao-219-setembro-e-outubro-de-2022

Ficha Técnica

Repórter: Valéria Laroca
Edição: Vinicius Sampaio
Publicação: Marcus Benedetti
Supervisão de Produção: Muriel Amaral, Cândida de Oliveira e Jeferson Bertolini
Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.