NUNTIARE: Após vencimento de vacinas em Ponta Grossa, caso é denunciado ao Ministério Público

Mais de três mil doses venceram em locais de armazenamento sem serem aplicadas

Mais de três mil doses de imunizantes contra o coronavírus venceram no mês de novembro em Ponta Grossa. As vacinas, que eram de lotes diferentes, ultrapassaram o prazo de validade após serem descongeladas - quando isso ocorre elas duram, no máximo, 31 dias. A denúncia ao Ministério Público e à Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) foi feita pela deputada estadual Mabel Canto (PSC).

Foto Divulgação MP PR

Foto: Divulgação/Ministério Público do Paraná

Segundo a deputada, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) não havia sido informada sobre o vencimento das vacinas. Porém, a 3ª Regional de Saúde dos Campos Gerais confirmou que havia conhecimento sobre o prazo de validade ultrapassado.

Em 21 de outubro deste ano, a 3ª Regional de Saúde informou em nota que os municípios poderiam vacinar públicos de outras idades caso as vacinas estivessem próximas ao vencimento. Mas em Ponta Grossa isso não ocorreu. Diversas pessoas contaram que tiveram dificuldade em se vacinar. 

A deputada estadual Mabel Canto (PSC) afirma que, “enquanto legisladora, tenho o dever de apurar os fatos e levar aos órgãos competentes para eles tomarem as medidas. Pedi a apuração e a responsabilização à SESA, que deve fazer uma sindicância através de um processo administrativo”. Segundo Canto, o MP deve fazer também um inquérito para apurar as condutas dos envolvidos. 

Enquanto as doses de vacina estavam vencendo nos locais de armazenamento da prefeitura, diversas pessoas estavam tendo dificuldade em se vacinar. Isabele Lemos, 24, acadêmica de Zootecnia na UEPG, conta que não foi fácil conseguir agendamento para a vacinação. “Entrei no site várias vezes e não consegui agendar de jeito nenhum. Duas semanas depois, tentei novamente e não consegui de novo. Não só eu, mas algumas amigas minhas também só conseguiram na terceira tentativa.”

A auxiliar de produção, Adriele Ramos, 19, também teve dificuldade para conseguir o agendamento. “Eu trabalho e é muito complicado entrar no celular e ficar olhando toda hora se abriu ou não o agendamento. Não consegui marcar e fiquei na repescagem, agora vem essa notícia das vacinas estarem vencidas: é uma decepção para quem espera”. 

Em resposta à reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa não permitiu que fosse realizada uma entrevista com o secretário de saúde da cidade, Rodrigo Daniel Manjabosco. Em nota, afirmou que “a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, está conduzindo um processo administrativo para averiguar esta situação”.

 

Ficha técnica

Reportagem: Eduardo Machado

Supervisão de produção de texto: Marcos Zibordi

Supervisão da disciplina de NRI III: Marcelo Bronosky e Muriel Amaral

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.