Conheça a expectativa de quatro moradores de Carambeí para 2022

Depois da pandemia, o avanço da vacinação representa a esperança da volta à normalidade

 

Pauta_Carambeí.jpg

Um dos últimos eventos públicos pré-pandemia realizados no Parque Histórico de Carambeí em 2019 | Foto: Yuri A.F. Marcinik/ Projeto Lente Quente 

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), a pedido da Pfizer Brasil e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), a ampliação da vacinação no país traz sensações positivas para a população, como em Carambeí, interior paranaense.

De acordo com a pesquisa, a vacinação representa esperança (29%), otimismo (24%) e alívio (16%) para os brasileiros, Somados, esses índices representam 69% do total de 11 opções contidas no questionário.
Ainda segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados afirma ter incentivado outras pessoas a se vacinarem, na seguinte proporção: 85% incentivaram familiares; 61%, amigos; 38%, colegas de trabalho ou funcionários; e 36%, vizinhos (esta questão permitia mais de uma resposta).

Com base nessa pesquisa, a reportagem verificou as expectativas da população de Carambeí (PR) e confirmou as expectativas positivas de uma diarista, uma comerciante, um trabalhador rural e um gerente.

 

 Cecília, diarista

Para a diarista Cecília Clarice Rein Neves, 57, o próximo ano representa um recomeço. Depois que o marido ficou desempregado, o casal precisou procurar um novo local para morar. Eles saíram da zona rural para a urbana e, segundo a diarista, foi necessário se adaptar. Mesmo com as recentes dificuldades enfrentadas, Cecília espera que o próximo ano seja positivo. “Tivemos que recomeçar em um novo lugar, então espero que em 2022 toda a família esteja vacinada e que tenhamos boas lembranças na nossa nova casa”.

 

Karen, comerciante
Já para Karen da Silva Custódio, 32, comerciante, 2022 representa a aproximação com os familiares, de forma segura e sem medo. Ela conta que a família passou por momentos difíceis quando o pai testou positivo para Covid-19. Por esse motivo, ter cada vez mais pessoas vacinadas e, sobretudo, poder ter o pai presente nas festas de fim de ano, será uma celebração não apenas de mais um ano que começa, mas também uma celebração à vida.

 

Adriano, trabalhador rural
Adriano dos Santos Lopes, 22, trabalhador rural, aponta que o avanço da vacinação representa maiores expectativas para a volta à normalidade. Ele destaca ter esperança de que ocorra maiores flexibilizações no próximo ano. Além disso, Adriano espera que 2022 traga a possibilidade de deixar de usar a máscara e frequentar os lugares como antes, sem restrições. No entanto, ele compreende que nesse novo recomeço ainda vai ser necessário manter hábitos adquiridos na pandemia, como o uso frequente do álcool em gel.

 

Elielson, gerente administrativo
Para Elielson Nascimento Guirado, 27, gerente administrativo, o próximo ano representa um alívio por existirem muitas pessoas vacinadas. Porém, ele destaca que, mesmo com o avanço da vacinação, ainda não é possível afirmar quando haverá de fato o retorno ao que é considerada a "vida normal". Outro ponto ressaltado por Elielson é de que poderiam ter mais pessoas vacinadas se não fosse pela desinformação. "Desinformação e, pior ainda, informação errada de pessoas públicas que pesam no pensamento do povo. Além do uso de remédios sem comprovação e mitos negativos sobre a vacina, muitos sem o menor nexo".

 

Ficha técnica

Reportagem: Deborah Kuki
Edição e Publicação: Yuri A.F. Marcinik
Supervisão de produção: Jeferson Bertolini
Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen

 

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.