Com avanço da vacinação, casos de Covid-19 diminuem em Ponta Grossa e região

Com mais da metade da população imunizada, cidades flexibilizam restrições e começam a retornar a normalidade

Resumo

- Quase 187 mil municípios brasileiros completaram o esquema vacinal;

- Número de casos confirmados e de mortes vem diminuindo;

- Internações diminuíram 42,75% em outubro.

 

A Campanha Nacional de Imunização contra a covid-19 continua avançando em todas as cidades do Paraná. Em Ponta Grossa, já foram imunizados 99% da população acima dos 18 anos, com pelo menos uma dose. Além disso, quase 187 mil municípios completaram o esquema vacinal com as duas doses ou dose única, o que corresponde a 64,4% da população adulta.

Com a grande adesão da população à imunização contra a covid-19, o número de casos de internação e contaminação vem diminuindo no município. Em outubro houve uma queda de 42,73% no número de casos ativos, quando comparado com o mês de setembro.

No início do ano, os hospitais enfrentaram um grande colapso com a falta de leitos de enfermaria e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Com a diminuição de novos casos, o número de internações nas UTIs estão em queda na cidade. Segundo dados divulgados pela prefeitura, através dos boletins diários, a ocupação dos leitos de UTI está em queda de 10,34%, comparado com os últimos 14 dias.

A cidade de Ponta Grossa registra mais de 1.300 óbitos em decorrência da pandemia; desses, 1.134 foram registrados apenas em 2021. No entanto, com o avanço da campanha de vacinação, o número de casos confirmados e de mortes vem diminuindo.

 

Foto: Vanessa Galvão de Souza Lima

 

Hospitais e leitos

A infectologista, Gabriela Margraf Gehring, que atuou na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, afirma que “as internações e os óbitos caíram drasticamente com o avanço da vacinação, as enfermarias estão praticamente vazias, algumas estão até fechando.”

A rede privada de hospitais de Ponta Grossa também foi bastante afetada, muitas vezes atingindo lotação máxima. Franciane do Bonfim Kosiedovski Dolgan, técnica de enfermagem, comenta que “atualmente a taxa de ocupação diminuiu, assim como a gravidade dos pacientes e, consequentemente, a diminuição dos óbitos”. Ela ainda afirma que a vacinação foi um grande marco para a diminuição de internações. "Nós da linha de frente que acompanhamos de perto toda situação, podemos dizer com toda certeza que a vacinação fez a diferença”.

No entanto, a infectologista Gabriela Margraf Gehring lembra do problema da não vacinação e afirma que, atualmente, a maioria das internações registradas são de pessoas que ainda não se vacinaram, pois não acreditam na eficácia da vacina. “Acabamos levando os pacientes anti-vacinas para a UTI por piora no quadro, esses pacientes muito provavelmente se estivessem vacinados não estariam ali no hospital, precisando de atendimento ”.

 

Novas restrições

Com a diminuição dos casos positivos e de óbitos, a prefeitura de Ponta Grossa publicou um novo decreto no dia 28 de outubro, que revoga as medidas restritivas impostas para o combate à pandemia. Apenas o distanciamento social e o uso de máscara em ambientes fechados são obrigatórios na cidade.

Com o novo decreto, os estabelecimentos públicos como bares, restaurantes e casas noturnas não têm limite de público. A exigência do comprovante de vacinação para acesso em eventos também não é mais obrigatória.

 

Ficha Técnica
Repórter: Vanessa Galvão de Souza Lima
Edição e Publicação: Deborah Kuki
Supervisão de Produção: Vinicius Biazotti
Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi, Maurício Liesen

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.