Nuntiare: Vacinados são minoria entre os internados em Ponta Grossa

Perfil se repete em Telêmaco Borba, cidade vizinha dos Campos Gerais

 

Foto Manu                                     Foto: Manu Benicio

      Em 2022, o aumento dos casos de covid-19 gerou novamente alerta em relação à pandemia, porém em um cenário diferente em Ponta Grossa: aumentos de casos positivos, porém com sintomas leves e menos óbitos. Casos graves e mortes são minoria entre os vacinados. 

      Para se ter uma ideia, em fevereiro deste ano foram confirmados 10.558 casos e 36 mortes. Comparando com o mês de junho de 2021, o mais mortal, foram 6.134 infectados, um número menor de casos, porém houve 165 óbitos, letalidade quase cinco vezes maior.

      Profissionais que trabalham com a covid-19 relatam que, atualmente, a maioria dos casos de internamentos são de pessoas que não estão com a vacinação completa. Bruna Ferreira trabalha como nutricionista no Hospital Universitário, tratando especificamente casos de UTI do coronavírus, diz que “a maioria dos casos são de pacientes não vacinados e também idosos que tomaram somente duas doses e não tomaram a terceira, de reforço”.

      Bárbara Mendes, também nutricionista do HU, confirma essa situação. Trabalhando desde fevereiro de 2021 contra a covid-19, ela conta que pessoas sem imunização são descrentes quanto à eficácia da vacina. “Quanto aos intubados, na maioria idosos acima de 60 anos, apresentam comorbidades, como diabetes, pressão alta, doenças crônicas e também, o que prejudica bastante, sobrepeso e obesidade”.                                                                                                                          

Foto: Manu Benicio

      Em Telêmaco Borba, município dos Campos Gerais com leitos para a covid-19, a maioria dos internados veio sem imunização completa. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde relativos ao Hospital Regional, entre o fim do ano passado e início de fevereiro, 63 pessoas precisaram de leito de enfermaria ou UTI - 17 apresentaram resultado positivo, quatro idosos sem dose de reforço, sete pessoas sem nenhuma ou uma, e apenas um indivíduo com todas as doses. Os casos suspeitos não foram considerados.

      A reportagem procurou a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para obter a estimativa de infectados sem vacinação, mas recebeu a seguinte resposta: “Para levantarmos esse dado, é preciso realizar o cruzamento de diversos bancos de dados. No momento, os setores estão com equipes reduzidas por afastamentos decorrentes de casos positivos de covid-19”.

 Ficha técnica

Reportagem: Manu Benicio

Supervisão de produção de texto: Marcos Zibordi

Supervisão da disciplina de NRI III: Marcelo Bronosky e Muriel Amaral

 

 

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.