Neste ano, houve apenas um caso envolvendo crianças

De janeiro a maio de 2022, o Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa registrou 9 ocorrências de acidentes com queimaduras. Isso representa uma diminuição de 50% no número de casos em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ponta Grossa não tem um pronto-socorro especializado em queimaduras. Os casos mais leves são tratados nas próprias Unidades de Pronto Atendimento. Quando os acidentes são mais graves, as vítimas são encaminhadas ao Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em casos de maior complexidade, as vítimas são transferidas para os centros especializados de Curitiba ou Londrina.
No ano passado, três acidentes envolveram crianças e, neste ano, há uma ocorrência registrada pelo Corpo de Bombeiros. A mãe da criança, Aline Slominski relata que em abril deste ano, o filho de um ano queimou a mão no escapamento da moto. De imediato, ela colocou a mão do menino embaixo de água corrente para interromper o processo de queimadura. "Levou mais de 40 dias para sarar a palma da mão dele, foi um processo muito lento. Eu percebi que tem muita desinformação em relação a essa questão da queimadura, porque os médicos dão opiniões diferentes e existe a falta de conhecimento nosso, enquanto pais’’.

foto queimadura

Queimaduras de segundo grau podem causar vermelhidão e bolhas/ Foto: Arquivo Pessoal

O tratamento é realizado de acordo com o grau do ferimento. Segundo a dermatologista Cristiane Hass, existem três tipos. O primeiro é mais superficial e gera dor e vermelhidão. O segundo, além dos mesmos sintomas, há a formação de bolhas e o terceiro pode atingir estruturas mais profundas como nervos, ossos e músculos. “Nos dois últimos casos, pode ser necessário retirar a pele morta do local e utilizar pomadas antibióticas para tratar e prevenir infecções’’. Após a queimadura, é aconselhável colocar a parte atingida em água corrente e procurar atendimento médico, em caso de emergência.

Reportagem: Isadora Ricardo

Edição e publicação: Catharina Iavorski e Lilian Magalhães