Ponta-grossenses têm dificuldade para agendar consultas ginecológicas

Pacientes realizam tratamento sozinhas ou pagam valores altos para conseguir atendimento

O agendamento de consultas com ginecologistas em Ponta Grossa é uma dificuldade encontrada pelas mulheres, e mesmo com planos de saúde, nem todas conseguem a consulta e precisam pagar pelo atendimento particular. Em levantamento feito pela reportagem com 30 mulheres de 18 a 40 anos de idade, todas afirmaram ter enfrentado espera de meses para serem atendidas. 

Nivian Nascimento, de 34 anos, deu à luz a primeira filha em outubro de 2021. Em dezembro, tentou marcar consulta com a ginecologista que a acompanhava durante a gravidez. Ela teve problemas com o medicamento receitado e a formação de quelóide na cicatriz do parto. Mesmo em processo pós-operatório, Nivian só conseguiu a consulta para nove meses depois do agendamento. “Por conta própria, comprei um remédio na farmácia e estou fazendo a aplicação na cicatriz”.

 

ATENDIMENTO MÉDICO SAÚDE Mariana Okita

Foto: Mariana Okita

 

Para realizar a colocação de um Dispositivo Intrauterino (DIU), a estudante Angela Galvão entrou em contato com três ginecologistas de Ponta Grossa. “As médicas só tinham horários disponíveis em datas distantes, a não ser que eu pagasse por fora”. Ela conseguiria a consulta, caso pagasse entre R$ 200 e 400. 

Devido à pressa para realizar o procedimento, Angela desembolsou o valor para a aplicação do aparelho, que não incluiu o objeto e nem o valor do procedimento. Caso precisasse de anestesia, os cuidados no centro cirúrgico e a atuação de outro profissional seriam pagos por fora. 

Para verificar o motivo da demora para os atendimentos, a reportagem entrou em contato com oito ginecologistas que atendem em clínicas no centro da cidade. Os médicos argumentam que a agenda cheia e a sobrecarga causada pelo número pequeno de médicos conveniados a planos de saúde, dificultam o rápido atendimento. Pacientes novas só são aceitas pelas clínicas para consulta particular. Em caso de convênio, a agenda está fechada. 



Ficha Técnica

Repórter: Maria Helena Denck

Edição e Publicação: Isadora Ricardo

Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral

Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.