Quedas bruscas de temperatura são alertas para desenvolvimento de doenças alérgicas
O clima em Ponta Grossa tem se comportado de maneira instável nas últimas semanas. Apesar da predominância dos dias frios e chuvosos, dias quentes e ensolarados também dão as caras. Um exemplo ocorreu entre esta segunda (17) e terça-feira (18), pois após um dia abafado e ensolarado, a terça amanheceu com chuva intensa, vento e frio. Essa mudança brusca impacta a vida de quem sofre com rinite e sinusite, pois a oscilação agrava as crises e as tornam mais frequentes.
Mudança brusca no tempo impacta a vida de quem sofre com rinite e sinusite. | Foto: Leriany Barbosa.
De acordo com a otorrinolaringologista Elaine Prandel a rinite é uma doença irritativa das vias aéreas, uma inflamação, que pode ser alérgica ou não. Ela também diz que um tipo de rinite muito comum é a rinite derivada da mudança de temperatura, chamada de vasomotora. O clima frio de Ponta Grossa favorece o surgimento desse tipo de rinite. Já sobre a sinusite, a médica explica: “A sinusite ocorre quando há um microrganismo envolvido, seja viral ou bacteriano, então nesse caso já é uma infecção causada por um agente patógeno”.
A situação pode se agravar quando a rinite se desenvolve e causa sinusite. Como explica Elaine, a rinite provoca o inchaço e acúmulo de secreção nas vias aéreas e esse quadro evolui para a sinusite, o que pode causar infecções. Para quem sofre desses males, Elaine recomenda evitar agentes que causam alergias como pelúcias e o contato com animais como cães e gatos. Além disso, deixar o ambiente mais arejado, ainda mais na primavera, por conta da ocorrência de maior presença de pólen no ar. Caso o quadro se agrave, é importante recorrer ao tratamento médico, o que não descarta procedimento cirúrgico para desvio de septo
Quem passa por essa situação sabe o quanto é ruim lidar com os sintomas desagradáveis dessas doenças. Desde criança, Renan Luiz Taques, de 22 anos, sofre diariamente com a rinite. “Todo dia minha rinite ataca por conta dos cachorros e das flores que tem no quintal aqui de casa”, afirma Renan. Ele conta que já procurou ajuda médica e foi diagnosticado com rinite crônica. “O médico passou alguns remédios e uma injeção que devo tomar uma vez por ano para tratar a rinite”, afirma.
Ficha técnica:
Reportagem: Levi de Brito
Edição e publicação: Cassiana Tozati
Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral
Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira, Ricardo Tesseroli e Marcelo Bronoski