patrimoniredmins

Estação Saudade em obras. (Foto: Angelo Rocha)

A preservação do patrimônio imaterial norteia o Congresso Brasileiro de Patrimônio Cultural – CONPAC 2016, que começa nesta quarta. Na quinta-feira, 11/08, a professora Márcia Dropa, do Departamento de Turismo da UEPG, expõe a educação patrimonial como meio de conservação do patrimônio.

Nesta edição do Papo Periódico, você ouve Márcia Dropa falando sobre a necessidade de políticas públicas e a importância da educação patrimonial na preservação do patrimônio cultural. A professora é integrante da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC), organização civil voltada a ações como pesquisa acadêmica e captação de recursos. Na entrevista, ela explica a fundação e os objetivos da APPAC.

 

 

O CONPAC 2016 acontece até sábado, 13/08. Incrições são feitas pessoalmente, à partir das 17h de hoje, 10/08, no Cine-Teatro Ópera.

 

 

Nesta edição do Papo Periódico, a mestre em educação Rosana Machado fala sobre a educação inclusiva, que é o apoio às pessoas com deficiência em uma educação especial, e a experiência em Ponta Grossa como professora bilíngue para surdos:

Confira também o segundo bloco:

Salvar

A doutora e professora Dalva Rocha fala sobre a importância da extensão dentro da universidade. (Foto: Ana Luísa Vaghetti)

 

Nesta edição do Papo Periódico, a professora e doutora em Ciências Biológicas Dalva Rocha explica o processo de curricularização da extensão na UEPG, dando ênfase às licenciaturas, e a relação da extensão com movimentos sociais. Curricularização é uma estratégia do Plano Nacional de Educação que determina que as universidades tenham 10% da carga horária voltada para a extensão.

 

 

 
 
 
A professora da ESPM, Denise Cogo, fala sobre fluxos migratórios (Foto: Nicolas Ribeiro)

Nesta edição do Papo Periódico confira a entrevista com a professora Denise Maria Cogo, pós-doutora pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), onde coordena o grupo de pesquisa Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo. Pesquisa sobre Comunicação, com ênfase nas interfaces entre comunicação, mídia, interculturalidade ,consumo, recepção, movimentos sociais, redes sociocomunicativas e cidadania, sobre os processos imigratórios no país:

 

Simone Mazzer realizou o show de abertura do FUC 2016 (foto: João Guilherme Castro)

Nesta edição do Papo Periódico, o músico Cláudio Chaves avalia o Festival Universitário da Canção de Ponta Grossa (FUC) a partir de sua experiência como competidor e jurado no festival, trazendo discussão sobre participantes e público. Cláudio avalia também a situação musical no Brasil.