Jornalismo de Dados ganha protagonismo nas produções jornalísticas envolvendo Coronavírus. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, jornalistas foram considerados trabalhadores essenciais pela necessidade ainda mais importante de informação, o que fez com que áreas da apuração jornalística se tornassem mais evidentes por estarem disponíveis mesmo à distância. A popularidade do uso de dados de portais e bancos de dados cresceu durante o período, fazendo com que muitos profissionais se reinventassem na procura de locais on-line que propiciam dados na produção de matérias.

Em média, famílias mais pobres levam dois anos e nove meses para atingir os mesmos gastos em educação feitos em apenas um mês por famílias mais ricas.

O Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) atende em novo endereço, agora localizado na Rua Maria Rita Perpétua da Cruz em Oficinas. O novo espaço funciona no mesmo local ocupado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), em frente à Arena Multiuso e ao lado da Justiça do Trabalho. O NUMAPE é um projeto de extensão universitária da UEPG em assossiação com os cursos de Direito e Serviço Social, que atende vítimas de violência doméstica. As vítimas são encaminhadas pelas unidades básicas da saúde, pelas escolas ou pelo Centro de Assistência Social (CRAS), mas também podem procurar atendimento direto no local. O núcleo presta apoio jurídico e auxílio de assistência social.

O Núcleo Maria da Penha atende de segunda à sexta-feira das 8h30 às 11h e das 13h30 à 16h30.

Em entrevista exclusiva ao Periódico, Ney Ribas convida cidadãos a monitorar o investimento coletivo

O coordenador do Observatório Social dos Campos Gerais (OBSG) e presidente da organização em nível nacional, Ney da Nóbrega Ribas, destaca a fiscalização realizada nos três últimos anos. “O prefeito deve cumprir um termo de ajuste de conduta quanto ao portal de transparência”, lembra, ao indicar o acordo com o Ministério Público. De acordo com Ribas, o Observatório Social recebe apenas recursos da comunidade. “Os cidadãos devem ser os donos do município”, afirma. Confira a entrevista completa.