O Portal Periódico acompanhou as palestras da XII Semana de Integração da Resistência, iniciada na segunda-feira (15), com a participação dos fotógrafos Laysa Santiago e Marco Favero, em uma conversa sobre fotografia. Laysa Santiago relatou sua experiência com fotografia e contou sobre o projeto “Casa das Borboletas”, o qual coordena. Laysa Santiago busca retratar a vida de mulheres através desse trabalho.

Foto: Lente QuenteFoto: Lente Quente

O fotojornalista Marco Favero destacou a cobertura do desastre da Chapecoense em 2016 relatando as principais impressões. Na período da tarde, Marco ministrou uma oficina sobre fotografia.

Foto: Alexandre DouvanFoto Alexandre Douvan

Na terça-feira, as discussões foram sobre direitos humanos e ocupações secundaristas, com a jornalista Luiza Sansão e a estudante Ana Júlia Ribeiro. Luiza Sansão é jornalista do portal Ponte Jornalismo, onde faz a cobertura sobre direitos humanos, justiça e segurança pública. Luiza destacou a experiência jornalística no caso de Rafael Braga, catador de latas preso nas manifestações de 2013.

Foto: Lente Quente

Ana Júlia Ribeiro é secundarista e participou das ocupações dos colégios estaduais do Paraná no ano passado. Estudante, que ganhou notoriedade nacional ao participar de uma das sessões da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). Ana Júlia Ribeiro relatou as experências que viveu durante as ocupações.

Foto: Lente Quente

Na tarde de terça-feira, o professor de História Felipe Soares ministrou uma oficina com o tema: “O futebol como prática cultural e política”. A dinâmica tratou do futebol para além da espetacularização.

Foto: Alexandre Douvan

As ocupações dos colégios estaduais em Ponta Grossa foram destaque no evento de quarta-feira, com os estudantes Ana Paula Meira e Guilherme Portela, ocupantes do Colégio Estadual Instituto Educação Prof César Prieto Martinez.

Foto: arquivo

Na quinta-feira, o evento ocorreu no mini auditório de Letras. A discussão foi sobre a situação da política nacional, após denúncias de corrupção envolvendo o presidente Michel Temer.

Foto: Angelo Rocha

O quarto dia da Semana da Resistência também teve um painel temático do jornalista Ilton Porto que discutiu um aplicativo que funciona como um manual de gênero, produto que contribuiu para criação. O Portal Periódico realizou ainda a cobertura integrada #PresidênciaEmCrise, sobre a repercussão da reportagem do ‘O Globo’, que apresentou denúncia contra o presidente Michel Temer. O Periódico trouxe o posicionamento de entidades e políticos sobre a possibilidade de ‘Diretas Já’, alémda produção de mais duas reportagens sobre o tema. Confira:

Imprensa internacional aborda situação política do Brasil
'Diretas Já' é possível através de emenda constitucional

Foto: arquivo

A equipe de reportagem acompanhou o pronunciamento oficial do Presidente Michel Temer, no qual afirmou não renunciar.

No último dia da Semana de Integração da Resistência o debate foi sobre jornalismo alternativo com os jornalistas Ednubia Ghisi e Matheus Pismel. Ednubia é jornalista do jornal Brasil de Fato, em Curitiba, e relatou sua experiência com a mídia alternativa.

Foto: Júlio Prado

O jornalista Matheus Pismel é mestrando em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e um dos fundadores do coletivo ‘Maruim’, em Florianopólis. O coletivo Maruim é uma organização jornalística que debate temas como meio ambiente, mobilidade, segurança pública e ocupação do espaço urbano.

Foto: arquivo

Na sexta-feira (19) o Portal Periódico divulgou entrevista exclusiva com o historiador e deputado federal Chico Alencar com apontamentos sobre a conjuntura nacional. A equipe de reportagem cobriu a visita de Chico Alencar ao pré-assentamento do MST em Itaicoca e acompanhou o painel temático “As reformas neoliberais e o futuro da democracia no Brasil", durante a noite da sexta-feira (15).

Foto Saori Honorato