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- Produção: Turma 34
- Categoria: Educação
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Documentário em áudio lembra reportagens produzidas durante os primeiros meses de 2021 e expõe os impactos da pandemia na Educação. O material foi produzido pela Turma 34 de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
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- Produção: Turma 34
- Categoria: Educação
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Acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa relatam rotina de estudo no ensino remoto, provocado pela pandemia da Covid-19, no documentário em áudio. O material foi produzido pela turma 34 de Jornalismo da UEPG.
Ficha Técnica:
Locução: Deborah Kuki e Larisa Godoi
Edição: Ana Moraes, Larissa Onório, Leonardo Duarde e Levi de Brito
Públicação: Daniela Valenga
Supervisão: Rafael Schoenner
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- Produção: Lilian Magalhães
- Categoria: Educação
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O ‘Massacre do Centro Cívico’ completa seis anos em 29 de abril. O registra marca a violência policial orquestrada pelo então governo Beto Richa (PSDB) contra aproximadamente 20 mil servidores públicos, muitos deles professores, que participavam de uma manifestação em frente ao prédio da Assembleia Legislativa (ALEP), em Curitiba.
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- Produção: Janaína Cassol
- Categoria: Educação
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Atualização realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) inclui no Currículo Lattes campo para registar períodos de licença-maternidade para mães pesquisadoras. De acordo com o Parent in Science, o percentual de pesquisadoras na ciência é reduzido conforme avança na carreira, sendo 55% das bolsistas de iniciação científica e 36% das bolsistas de produtividade em pesquisa.
Cerca de 78% das cientistas brasileiras são mães, e 81% consideram a maternidade extremamente negativa ou negativa na carreira, aponta pesquisa realizada sobre o impacto da maternidade na carreira científica das mulheres brasileiras. O principal problema enfrentado é a submissão de projetos, pois somente após 4 anos da gestação a pesquisadora consegue retomar os projetos. “O natural para as pesquisadoras sem filhos, conforme experiência, é o crescimento das submissões de projetos, enquanto às pesquisadoras com filhos, há um decréscimo na produção natural”, afirma a professora de Química, Christiane Borges.
A jornalista e doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Elaine Schmitt relata que a possibilidade de registrar a licença-maternidade é importante, porém tardia. “As atividades relacionadas à esfera doméstica e de cuidados recaem às mulheres e isso apenas se soma às demandas da vida acadêmica, que também não são poucas”, afirma. Pesquisadoras mulheres apresentam mais dificuldades que os pesquisadores homens. A disparidade pode ser vista durante a pandemia, a partir de pesquisas que apontam uma queda significativa na produtividade de mulheres do mundo todo, já no mês de abril de 2020.
Desde o início do século XX, quando as mulheres se inseriram no mercado de trabalho, as pesquisadoras enfrentam desafios para conciliar o trabalho com as demandas da maternidade, aponta a jornalista Nara Souza. De acordo com a jornalista, é significativo a atualização, se considerar as questões de acesso das mulheres às oportunidades, e o tratamento dado à maternidade. “A expectativa é que as instituições de ensino superior e pesquisa ajustem o limite de tempo para a análise da produção científica, de acordo com o período que a pesquisadora esteve afastada”, diz.
Há anos, as pesquisadoras lutam pelo espaço conquistado, pois muitas relatam falta de empatia e dificuldade de voltar ao desempenho que tinham antes da maternidade. O intuito do campo, é apresentar o período em que a pesquisadora esteve afastada, para o avaliador considerar o período sem submissão de projetos. "Conseguir que quem vai analisar nossos lattes entenda qual é o efeito disso, vai ser outra luta de alguns anos'', conclui Christiane.
Pesquisa mostra área de atuação das cientistas brasileiras
Ficha Técnica:
Repórter: Janaína Cassol
Publicação: Teodoro Anjos
Supervisão: Sérgio Gadini
Infográfico: Pesquisa da Parent in Science.
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- Produção: Bettina Guarienti
- Categoria: Educação
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Edição de 2020 tem número recorde de abstenções, com cerca de 52% de ausência. Alunos relatam dificuldades de preparação e realização da prova durante a pandemia.
Repórter: Bettina Guarienti
Edição: Isadora Ricardo
Publicação: Laísa Braga
Supervisão: Paula Melani Rocha