O portal jornalístico Periódico é resultado do Núcleo de Redação Integrada (NRI) do curso de Jornalismo da UEPG. No site é possível encontrar todas as produções feitas pelos estudantes do curso. Este é um espaço de exercício de produção dos conteúdos jornalísticos, edição, administração e manutenção do site. No decorrer deste ano, a produção é feita por dois núcleos de redação integradas: NRI 1, produzido pelo segundo ano e o NRI 2, produzido pela turma do terceiro ano. Como em toda redação jornalística, no portal Periódico há uma hierarquia e divisão de funções que engloba os três primeiros anos do curso de Jornalismo.

Redação Auxiliar (1º ano) nas disciplinas laboratoriais de fotografia, áudio e texto.
- Produtos jornalísticos mais simples e factuais, como: notas, notícias, sonoras, spots e fotografias jornalísticas.
- Os estudantes estão aprendendo as formas básicas de produção jornalística através da produção de enquetes e  das técnicas de entrevista e apuração.

Sala de Redação (2º ano) as disciplinas de produção são de áudio, texto, audiovisual e núcleo de redação integrada 1.
- Produção mensal do Jornal laboratorial Foca Livre, com a primeira edição deste ano em abril. No momento, os repórteres trabalham na apuração de reportagens sobre o aumento da refeição no restaurante universitário da UEPG, a marcha da legalização da maconha, a ausência de apoio da Prefeitura em relação ao esporte para deficientes, a falta de músicos e maestros no Coro Cidade, crítica cultural entre outros. Com uma redação de 50 repórteres, nem todas as produções vão para o Foca Livre e são distribuídas para os demais produtos do curso.
- Produção semanal do Radiojornal Ponto da Notícia. Na primeira edição, o produto jornalístico trouxe pautas sobre a comemoração dos 90 anos do Colégio Regente Feijó, balanço das reuniões do Conselho Administrativo e Universitário da UEPG, resultados dos jogos do Operário entre outros.
Em audiovisual, os estudantes aprendem técnicas de produção e edição de vídeos, a partir de orientações e discussões teóricas.

Redação Periódico (3º ano) as disciplinas laboratoriais são de texto, audiovisual, crítica de mídia e núcleo de redação integrada 2.
- Produção semanal do telejornal Correspondente Local. Proposta de um telejornal com três blocos com reportagens factuais, pautas mais abertas, quadros culturais e serviços para cidade.
- Produção semanal do programa telejornalístico Crítica de Ponta, com comentários sobre literatura, teatro e dança, música, comportamento, giros urbanos, mídia regional, gastronomia e cinema.
- Produção bimestral de grandes reportagens investigativas. No momento, os repórteres trabalham em investigações sobre temas como segurança pública, porte de maconha, intolerância religiosa, conglomerado dos taxistas de Ponta Grossa, queima de livro na cidade, recursos da Prefeitura para cultura local, contratos da VCG (Viação Campos Gerais), cortes e interferências do governo do Estado na UEPG, educação integral nas escolas municipais  entre outros.

Ilustração: Angelo Rocha