Confira as pautas que serão destaque nas próximas semanas no Periódico:

Presos provisórios por posse de maconha. Em Ponta Grossa, há casos de pessoas que foram presas provisoriamente por posse de maconha e permanecem na Cadeia Pública Hildebrando de Souza enquanto aguardam julgamento. A cadeia está superlotada – seria a prisão a melhor solução para esses casos? Quantas pessoas estão presas provisoriamente na Cadeia pública? Essa é a investigação dos repórteres Pedro Guimarães, Kimberly Safraide e Mirna Bazzi.

Intolerância Religiosa. O ano de 2017, que marca o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante, é também um ano marcado por atos de intolerância religiosa no mundo todo. As repórteres Fernanda Martorelli e Gabrieli Oliveira conversam com especialistas das áreas de sociologia, psicologia e história para explicar o fenômeno da intolerância e a sua relação com os tempos de crise.

Cultura Ponta-Grossense. As repórteres Juliana Lacerda e Marina Michelis buscam explicações para a falta de representatividade negra na cultura local. Este foi um dos principais pontos tratados na 18ª Conferência Municipal de Cultura, que ocorreu de 24 a 26 de abril. A investigação também contempla os impactos do corte no repasse de verba federal para a produção cultural na cidade.

Passe estudantil. As repórteres Gabriela Clair e Scarlet Cristine preparam uma reportagem comparando o passe-livre estudantil em Ponta Grossa, Maringá e Cascavel. O comparativo gira em torno da burocracia para conseguir o cartão nas três cidades paranaenses, e a relação desse processo com problemas sociais.

Educação integral. As escolas em Ponta Grossa estão preparadas para o ensino integral? Através de relatos e conversas com professores da rede pública de ensino, as repórteres Ana Claudia Pereira e Giulia Garbelotti demonstram a situação da educação em período integral no município.

Segurança Pública em Ponta Grossa. O que o Poder Público entende como Segurança Pública? As repórteres Ana Luisa Vaghetti e Danielle Farias conversam com especialistas e mapeiam como ocorre a divisão de segurança pública em Ponta Grossa. Elas também analisam em dados e entrevistas a atuação da polícia militar e guarda municipal em Ponta Grossa.

Educação no Paraná. A crise na educação pública e o descaso do Estado também será investigado pelos nossos repórteres. Ellen Almeida e Nicolas Ribeiro conversam com advogados e cientistas políticos para entender os impactos do desmonte da Universidade para os acadêmicos e para a comunidade externa, que utiliza os serviços da extensão.

 

Enquanto isso a equipe do Periódico já está produzindo as próximas pautas investigativas:

Transporte Universitário. Quanto um aluno da UEPG que mora em outro município gasta para vir até a Universidade? Como funcionam as iniciativas públicas que garantem transporte universitário gratuito para os estudantes que moram em cidades vizinhas? Essa é a investigação das repórteres Fernanda Martorelli, Gabrieli Oliveira e Juliana Lacerda.

Violência contra travestis. Os repórteres Angelo Rocha e Gustavo Ban traçam o perfil das travestis ponta-grossenses para entender porque a rua é um dos únicos espaços de visibilidade deste grupo. Existem políticas públicas municipais que visam tirar as travestis das ruas? Os repórteres investigam e respondem esta questão.

Infraestrutura em bairros de Ponta Grossa. A Vila Cristina, no bairro de Nova Russia, tem aproximadamente 4 mil habitantes, não possui escolas, hospitais e o único espaço de lazer é uma quadra de esportes. Qual é a maior exigência dos moradores dessa Vila? As repórteres Ana Luisa Vaghetti, Danielle Farias e Aline Spinassi visitaram a Vila Cristina e trazem relatos de moradores sobre a situação da área, ressaltando quais as condições ambientais e de infraestutura. 

Migrantes refugiados: Em Ponta Grossa, algumas entidades oferecem apoio aos migrantes refugiados. As repórteres Ana Claudia Pereira, Bruna Alexandrino e Giulia Prado apontam entidades que oferecem apoio à essas pessoas. A reportagem investigativa conta também com um "perfil", explorando e apresentando quem são estes imigrantes.

Colônia Sutil: As políticas públicas para os quilombos são efetivadas? As repórteres Kethlyn Lemes, Jaqueline Andriolli e Ellen Almeida visitaram a Colônia Sutil em Ponta Grossa e investigam se a prefeitura do município cumpre com estas ações.

Universidades Estaduais do Paraná: A reportagem investigativa produzida por Andressa Zaffalon, Scarlet Cristine e Nicolas Ribeiro, aborda o contexto das Universidades Estaduais do Paraná, com ênfase no Meta-4 e na atual situação do Tide. O intuito é trazer relatos de professores das Universidades afetadas, além de especialistas em economia e história.

Aterro do Botuquara: O prazo para desativar o antigo aterro em Ponta Grossa é até o mês de julho. As repórteres Kimberlly Safraide. Mirna Bazzi e Gabriela Clair investigam qual a situação do local.

Aborto: Por que é compreendido como um problema de saúde pública? Os repórteres Marina Michellis e Yuri Silva conversam com especialistas e analisam porque as mulheres recorrem ao aborto.

No dia 26/07 vai ao ar o primeiro telejornal produzido pela equipe do Periódico. A grande-reportagem desta edição será "As estratégias para o desmonte das Universidades: Meta-4"