- Detalhes
- Produção: Ana Claudia Pereira e Gustavo Ban
- Categoria: O que estamos fazendo?
- Acessos: 1183
A partir de terça-feira (08), o Periódico inicia uma nova fase. As publicações passam a ser diárias e seguem uma linha editorial que preza por transparência e responsabilidade. O portal laboratório, elaborado por estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tem eixos editoriais voltados à cobertura de políticas públicas, que interferem no cotidiano dos ponta-grossenses, à atuação dos cidadãos e movimentos sociais, e à divulgação de variadas expressões culturais.
- Detalhes
- Produção: Danielle Farias e Fernanda Martorelli
- Categoria: O que estamos fazendo?
- Acessos: 803
Confira as pautas que serão destaque nas próximas semanas no Periódico:
Presos provisórios por posse de maconha. Em Ponta Grossa, há casos de pessoas que foram presas provisoriamente por posse de maconha e permanecem na Cadeia Pública Hildebrando de Souza enquanto aguardam julgamento. A cadeia está superlotada – seria a prisão a melhor solução para esses casos? Quantas pessoas estão presas provisoriamente na Cadeia pública? Essa é a investigação dos repórteres Pedro Guimarães, Kimberly Safraide e Mirna Bazzi.
Intolerância Religiosa. O ano de 2017, que marca o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante, é também um ano marcado por atos de intolerância religiosa no mundo todo. As repórteres Fernanda Martorelli e Gabrieli Oliveira conversam com especialistas das áreas de sociologia, psicologia e história para explicar o fenômeno da intolerância e a sua relação com os tempos de crise.
Cultura Ponta-Grossense. As repórteres Juliana Lacerda e Marina Michelis buscam explicações para a falta de representatividade negra na cultura local. Este foi um dos principais pontos tratados na 18ª Conferência Municipal de Cultura, que ocorreu de 24 a 26 de abril. A investigação também contempla os impactos do corte no repasse de verba federal para a produção cultural na cidade.
Passe estudantil. As repórteres Gabriela Clair e Scarlet Cristine preparam uma reportagem comparando o passe-livre estudantil em Ponta Grossa, Maringá e Cascavel. O comparativo gira em torno da burocracia para conseguir o cartão nas três cidades paranaenses, e a relação desse processo com problemas sociais.
Educação integral. As escolas em Ponta Grossa estão preparadas para o ensino integral? Através de relatos e conversas com professores da rede pública de ensino, as repórteres Ana Claudia Pereira e Giulia Garbelotti demonstram a situação da educação em período integral no município.
Segurança Pública em Ponta Grossa. O que o Poder Público entende como Segurança Pública? As repórteres Ana Luisa Vaghetti e Danielle Farias conversam com especialistas e mapeiam como ocorre a divisão de segurança pública em Ponta Grossa. Elas também analisam em dados e entrevistas a atuação da polícia militar e guarda municipal em Ponta Grossa.
Educação no Paraná. A crise na educação pública e o descaso do Estado também será investigado pelos nossos repórteres. Ellen Almeida e Nicolas Ribeiro conversam com advogados e cientistas políticos para entender os impactos do desmonte da Universidade para os acadêmicos e para a comunidade externa, que utiliza os serviços da extensão.
Enquanto isso a equipe do Periódico já está produzindo as próximas pautas investigativas:
Transporte Universitário. Quanto um aluno da UEPG que mora em outro município gasta para vir até a Universidade? Como funcionam as iniciativas públicas que garantem transporte universitário gratuito para os estudantes que moram em cidades vizinhas? Essa é a investigação das repórteres Fernanda Martorelli, Gabrieli Oliveira e Juliana Lacerda.
Violência contra travestis. Os repórteres Angelo Rocha e Gustavo Ban traçam o perfil das travestis ponta-grossenses para entender porque a rua é um dos únicos espaços de visibilidade deste grupo. Existem políticas públicas municipais que visam tirar as travestis das ruas? Os repórteres investigam e respondem esta questão.
Infraestrutura em bairros de Ponta Grossa. A Vila Cristina, no bairro de Nova Russia, tem aproximadamente 4 mil habitantes, não possui escolas, hospitais e o único espaço de lazer é uma quadra de esportes. Qual é a maior exigência dos moradores dessa Vila? As repórteres Ana Luisa Vaghetti, Danielle Farias e Aline Spinassi visitaram a Vila Cristina e trazem relatos de moradores sobre a situação da área, ressaltando quais as condições ambientais e de infraestutura.
Migrantes refugiados: Em Ponta Grossa, algumas entidades oferecem apoio aos migrantes refugiados. As repórteres Ana Claudia Pereira, Bruna Alexandrino e Giulia Prado apontam entidades que oferecem apoio à essas pessoas. A reportagem investigativa conta também com um "perfil", explorando e apresentando quem são estes imigrantes.
Colônia Sutil: As políticas públicas para os quilombos são efetivadas? As repórteres Kethlyn Lemes, Jaqueline Andriolli e Ellen Almeida visitaram a Colônia Sutil em Ponta Grossa e investigam se a prefeitura do município cumpre com estas ações.
Universidades Estaduais do Paraná: A reportagem investigativa produzida por Andressa Zaffalon, Scarlet Cristine e Nicolas Ribeiro, aborda o contexto das Universidades Estaduais do Paraná, com ênfase no Meta-4 e na atual situação do Tide. O intuito é trazer relatos de professores das Universidades afetadas, além de especialistas em economia e história.
Aterro do Botuquara: O prazo para desativar o antigo aterro em Ponta Grossa é até o mês de julho. As repórteres Kimberlly Safraide. Mirna Bazzi e Gabriela Clair investigam qual a situação do local.
Aborto: Por que é compreendido como um problema de saúde pública? Os repórteres Marina Michellis e Yuri Silva conversam com especialistas e analisam porque as mulheres recorrem ao aborto.
No dia 26/07 vai ao ar o primeiro telejornal produzido pela equipe do Periódico. A grande-reportagem desta edição será "As estratégias para o desmonte das Universidades: Meta-4"
- Detalhes
- Produção: Ana Luisa Vaghetti, Aline Cristina, Angelo Rocha e Gustavo Ban
- Categoria: O que estamos fazendo?
- Acessos: 1018
O portal jornalístico Periódico é resultado do Núcleo de Redação Integrada (NRI) do curso de Jornalismo da UEPG. No site é possível encontrar todas as produções feitas pelos estudantes do curso. Este é um espaço de exercício de produção dos conteúdos jornalísticos, edição, administração e manutenção do site. No decorrer deste ano, a produção é feita por dois núcleos de redação integradas: NRI 1, produzido pelo segundo ano e o NRI 2, produzido pela turma do terceiro ano. Como em toda redação jornalística, no portal Periódico há uma hierarquia e divisão de funções que engloba os três primeiros anos do curso de Jornalismo.
Redação Auxiliar (1º ano) nas disciplinas laboratoriais de fotografia, áudio e texto.
- Produtos jornalísticos mais simples e factuais, como: notas, notícias, sonoras, spots e fotografias jornalísticas.
- Os estudantes estão aprendendo as formas básicas de produção jornalística através da produção de enquetes e das técnicas de entrevista e apuração.
Sala de Redação (2º ano) as disciplinas de produção são de áudio, texto, audiovisual e núcleo de redação integrada 1.
- Produção mensal do Jornal laboratorial Foca Livre, com a primeira edição deste ano em abril. No momento, os repórteres trabalham na apuração de reportagens sobre o aumento da refeição no restaurante universitário da UEPG, a marcha da legalização da maconha, a ausência de apoio da Prefeitura em relação ao esporte para deficientes, a falta de músicos e maestros no Coro Cidade, crítica cultural entre outros. Com uma redação de 50 repórteres, nem todas as produções vão para o Foca Livre e são distribuídas para os demais produtos do curso.
- Produção semanal do Radiojornal Ponto da Notícia. Na primeira edição, o produto jornalístico trouxe pautas sobre a comemoração dos 90 anos do Colégio Regente Feijó, balanço das reuniões do Conselho Administrativo e Universitário da UEPG, resultados dos jogos do Operário entre outros.
Em audiovisual, os estudantes aprendem técnicas de produção e edição de vídeos, a partir de orientações e discussões teóricas.
Redação Periódico (3º ano) as disciplinas laboratoriais são de texto, audiovisual, crítica de mídia e núcleo de redação integrada 2.
- Produção semanal do telejornal Correspondente Local. Proposta de um telejornal com três blocos com reportagens factuais, pautas mais abertas, quadros culturais e serviços para cidade.
- Produção semanal do programa telejornalístico Crítica de Ponta, com comentários sobre literatura, teatro e dança, música, comportamento, giros urbanos, mídia regional, gastronomia e cinema.
- Produção bimestral de grandes reportagens investigativas. No momento, os repórteres trabalham em investigações sobre temas como segurança pública, porte de maconha, intolerância religiosa, conglomerado dos taxistas de Ponta Grossa, queima de livro na cidade, recursos da Prefeitura para cultura local, contratos da VCG (Viação Campos Gerais), cortes e interferências do governo do Estado na UEPG, educação integral nas escolas municipais entre outros.
Ilustração: Angelo Rocha
- Detalhes
- Categoria: O que estamos fazendo?
- Acessos: 790
A redação do Portal Periódico realizou uma visita, dia 14 de março, à sede da TV Educativa para conhecer os estúdios da emissora. Os estudantes do curso de Jornalismo da UEPG foram acompanhados pelos professores Andressa Kikuti e Rafael Schoenherr. O objetivo da visita foi conhecer o planejamento editorial da TVE sintonizado às reais demandas de uma emissora pública. “É bom que visitas à TVE sempre sejam realizadas, pois ocupando esses espaços pode ser que as políticas públicas voltadas para ela possam ser modificadas para que um jornalismo que atenda aos direitos dos cidadãos seja feito”, afirma Gustavo Ban, aluno do 3º ano de Jornalismo.
O Periódico visa futuras parcerias de produção com a TV Educativa. “A direção da TV deixa as portas abertas para a redação do Periódico para futuras visitas e oficinas. Embora ainda não exista uma regulamentação formal dessa parceria, seria válido tando para o Periódico quanto para a TV Educativa”, destaca Hewerton Lisboa, editor de imagem e jornalista da TV Educativa, que coordenou a visita.
Foto: Arquivos