A assembleia convocada pelo Sindicato dos Professores da UEPG (SindUEPG) tem como pauta única a discussão e a votação de data de deflagração de greve por tempo indeterminado. A paralisação das atividades busca o cumprimento da data-base e o arquivamento da minuta da Lei Geral das Universidades (LGU) Estaduais do Paraná e do Projeto de Lei Complementar 04 de 2019. Outras reivindicações são a anuência de vagas e a realização de novos concursos.
Na última quarta-feira (19), o Sindicato realizou assembleia quando foi aprovado o indicativo de greve por tempo indeterminado, bem como a convotória de nova plenária para a decisão da data de deflagração da paralisação. Os docentes também aprovaram a elaboração de manifesto contra a minuta da LGU. De acordo com o presidente da entidade, Marcelo Ubiali Ferracioli, a decisão de nova assembleia integra um movimento unificado junto a outras universidades e setores do funcionalismo público.
Ouça a entrevista com o presidente do SindUEPG, Marcelo Ubiali Ferracioli
Ferracioli ressalta a importância de o Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) ter sinalizado pelo indicativo de greve. Para o sindicalista, o posicionamento do maior sindicado do Paraná muda a conjuntura política, sendo fundamental para a construção da unidade do movimento grevista entre as diversas categorias de funcionalismo público.
Ouça a reportagem de Ana Bianca Kloster
Durante a assembleia realizada na última quarta-feira, a vice-presidente do SindUEPG, Carina Darcoleto, reforçou a urgência de se derrubar a LGU uma vez que o governo Ratinho Júnior (PSD) já havia sinalizado o prazo de 40 dias para fechamento da minuta e o encaminhamento do documento para votação pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O presidente do Sindicato, Marcelo Ubiali, destacou que a minuta, juntamente com o Projeto de Lei Complementar 04 de 2019, põe em curso uma política de privatização das IES-PR. O sindicalista critica as propostas o governo estadual que afetariam a autonomia de gestão das universidades e provocariam a perda de docentes.
Ouça a reportagem de João Gabriel Kolovski
Ao memso tempo em que há o crescimento de governos de extrema-direita, o professor Marcelo Ubiali observa que, contraditoriamente, ocorre a união de grupos de esquerda que, em governos anteriores, mantinham posições contrárias. "A greve do dia 14 foi chamada por todas as centrais sindicais e essas centrais sindicais são inimigas políticas históricas", pondera.
Ouça a reportagem de Luiz Gustavo Tramontim
Questionado, em entrevista, sobre a adesão dos professores à greve, Ferracioli explica que, primeiramente, o convencimento e, depois, o enfrentamento são as estratégias para a mobilização dos professores.
Ouça a reportagem de Rafael Piotto
A assembleia do SindUEPG tem início nesta quarta-feira (26), às 17 horas, no Observatório Astronômico, no Campus Uvaranas.
Assembleia do DCE da UEPG
Na última terça-feira (18), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEPG realizou assembleia para discurtir a Lei Geral da Universidades. Durante o encontro, foi elaborada uma carta de repúdio à minuta. A plenária destacou a necessidade de luta conjunta entre professores e alunos, embora tenha sido defendido pelo participantes que o movimento estudantil não pode ter o mesmo caráter do movimento sindical.
Ouça a reportagem de Solano Ferreira
Ouça a reportagem de Leonardo Ribeiro
Assembleias do DCE e do SindUEPG criticam a LGU. Ouça a reportagem de Malu Bueno.
Arquivo Portal Periódico:
08/06/2019 - Servidores da UEPG aderem à Greve Geral do dia 14 de junho
22/05/2019 - Projeto de Lei prevê congelamento de gastos do governo do Estado do Paraná
14/05/2019 - Estudantes da UEPG aderem ao Dia Nacional de Greve pela Educação
02/05/2019 - Protesto de 29 de abril reúne cerca de 10 mil manifestantes em Curitiba, segundo APP Sindicato
Ficha Técnica
Reportagem: Ana Bianca Kloster, Caroline Franceschini, João Gabriel Kolovski, Leonardo Ribeiro, Luiz Gustavo Tramontin, Malu Bueno, Rafael Piotto e Solano Ferreira
Edição: Luiz Zak
Foto: Éder Carlos, Maria Eduarda Eurich e Rafael Piotto
Supervisão: Professoras Angela Aguiar, Carlos Alberto Souza e Fernanda Cavassana
Técnico de edição: Reinaldo dos Santos
Técnico de Multimídia: Tais Maria Ferreira
Monitores: Luiz Zak e Alexsander Marques