Texto publicado originalmente na edição de número 204 jornal laboratório Foca Livre.

 

Os temas reforma da previdência, direitos humanos, reforma tributária e reforma trabalhista nem sempre constam no programa de governo dos 10 candidatos ao governo do Estado do Paraná. Reforma da previdência não consta como plataformas de sete candidatos, Cida Borghetti (PP), Geonisio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PSL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Professor Jorge Bernardi (REDE), Professor Piva (PSOL) e Ratinho Jr. (PSD). Reforma tributária não aparece em cinco programas de governo, como Cida Borghetti, Geonisio Marinho, Ogier Buchi, Professor Ivan Bernardo e Professor Jorge Bernardi. Direitos humanos não é citado por seis candidatos, sendo Cida Borghetti, Geonisio Marinho, João Arruda (MDB), Ogier Buchi. Somente educação e segurança aparece como proposta no plano de governo de todos os candidatos.

 

 

O tema da reforma da previdência é abordado por apenas três dos candidatos ao cargo de governador do Estado. Dr. Rosinha (PT) se posiciona contra e diz que, em caso de eleição, tem um projeto de recomposição financeira dos Fundos das atuais e futuras aposentadorias. O candidato João Arruda (MDB) pretende recuperar as reservas da previdência. Priscila Ebara (PCO) propõe a diminuição do tempo necessário para se aposentar, 30 anos para os homens 25 anos para as mulheres.

 

 

Dos seis candidatos que citam os direitos humanos em suas propostas, Dr. Rosinha propõe o fortalecimento e ampliação da Secretaria da Justiça do Trabalho e Direitos Humanos. Priscila Ebara cita em seu plano de governo que irá reforçar a política contra a violência e discriminação da mulher e minorias. Professor Ivan não cita propostas no âmbito dos direitos humanos, mas apresenta como necessidade urgente do fim do preconceito. Jorge Bernardi  propõe promover a igualdade entre mulheres e homens, negros, indígenas, pessoas com deficiência, comunidade LGBT, moradores de rua, imigrantes vítimas de perseguições, guerras e desastres naturais. Professor Piva apresenta documento anexo ao plano de governo que trata de temas como: “políticas para as mulheres”, “políticas para quilombolas e povos tradicionais”, “políticas de combate ao racismo”, “políticas LGBT” e “cultura”. Ratinho Jr. cita que defende e respeita a todo momento os direitos humanos, mas não apresenta propostas.

 

 

A reforma trabalhista é um tema que praticamente não é tratado nos o planos de governo estadual. Dr. Rosinha e Professor Piva são os único que assumem uma posição perante o tema. Dr. Rosinha propõe um formato contrário e diferente da reforma trabalhista e Professor Piva cita apenas ser contra a reforma.

 

 

Sobre a reforma tributária, cinco candidatos apresentam propostas de governo: Dr. Rosinha, João Arruda, Priscila Ebara, Professor Piva, Ratinho Jr. O candidato Dr. Rosinha defende a retirada dos impostos sobre as microempresas. João Arruda  propõe a diminuição dos impostos para empresas, realizando um corte desses impostos. Priscila Ebara promete o fim de todos os impostos dos trabalhadores, exceto dos donos de empresas e patrões. Professor Piva propõe o aumento da alíquota do imposto sobre heranças sobre as faixas mais elevadas de herança, sem alterar as alíquotas das heranças dos trabalhadores. Ratinho Jr. defende que a reforma tributária como necessidade, porém não apresenta propostas sobre o tema.