A partir de terça-feira (08), o Periódico inicia uma nova fase. As publicações passam a ser diárias e seguem uma linha editorial que preza por transparência e responsabilidade. O portal laboratório, elaborado por estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tem eixos editoriais voltados à cobertura de políticas públicas, que interferem no cotidiano dos ponta-grossenses, à atuação dos cidadãos e movimentos sociais, e à divulgação de variadas expressões culturais.
A produção jornalística sobre a UEPG, nesta nova fase, enfatiza a relação entre Universidade e comunidade local, dando visibilidade às ações realizadas na instituição. A preocupação com a educação pública se expressa na fiscalização das medidas tomadas pelo Estado, como o repasse de recursos, que garante a manutenção do ensino, pesquisa e extensão.
Segundo a coordenadora do curso de Jornalismo da UEPG, Hebe Gonçalves, o diferencial do Periódico é o modo de produção. O portal concentra os conteúdos em um núcleo de redação, promovendo a convergência de plataformas (como texto, áudio e vídeo) e a integração entre as turmas, que se dividem em três redações, mas trabalham em conjunto. Hebe ressalta que “antes de tudo, a convergência é entre as pessoas”. A professora explica que o objetivo é conduzir teoria e prática de maneira interdisciplinar.
Confira os bastidores do Periódico e os destaques da semana: