A reforma do Colégio Estadual Frei Doroteu de Pádua, no bairro Periquitos, em Ponta Grossa é uma reivindicação antiga dos estudantes da escola. Em agosto de 2016, o superintende de Desenvolvimento Educacional do Governo do Paraná, Victor Hugo Boseli Dantas já havia prometido obras na instituição. Somente em fevereiro deste ano, as construções tiveram início. O prazo para finalização era de até julho de 2017. Contudo, a engenheira responsável do Núcleo Regional de Educação, Alana de George informou que as obras devem ser concluídas apenas em fevereiro do ano que vem. Segundo a engenheira, serão entregues somente duas das quatro salas de aula que precisam de mudança. Confira na reportagem a seguir mais detalhes sobre a falta de infraestrutura no Colégio Frei Doroteu:

 

Foto: Juliana Lacerda

Foto: Juliana Lacerda

 

O ensino religioso nas escolas públicas no Brasil é o tema da reportagem especial do Correspondente Local do dia 19 de outubro. O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no dia 27 de setembro, por meio de votação que o ensino religioso nas escolas públicas pode ter natureza confessional, isto é, que as aulas podem seguir os ensinamentos de uma religião específica. A partir dessa decisão do STF, nossa equipe preparou uma reportagem especial discutindo o assunto através da perspectiva de entidades religiosas e do setor da educação em Ponta Grossa.

 

Membro do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná acredita na melhora do Sistema Único de Saúde

 

Foto: Ellen Almeida

No 100º aniversário do marco histórico, mestrado de jornalismo da UEPG convida comunidade acadêmica para diálogo interdisciplinar

Foto: Leonardo Camargo

DSC 0009Em escolas públicas é comum encontrar quadros e outros itens que remetem ao cristianismo.

 

Apesar de ser idealizada como uma​​​​​​​​ forma de promover a diversidade, professores nem sempre se atém às diretrizes da disciplina.

 

O Brasil possui mais de 50 religiões declaradas. Os dados são do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010. Apesar da ampla diversidade, o alcance do debate acerca da intolerância religiosa é curto, sobretudo no âmbito escolar. Na última quarta-feira, 27, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento da ação proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusava inconstitucionalidade em trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação referentes ao ensino religioso. A ação da PGR contestou a vinculação da disciplina a uma crença específica.