Vinte e nove comunidades de Uvaranas e região são contempladas pelo programa

 

O Centro de Artes e Esportes Unificados oferta área de lazer para a população local

Inaugurado no início deste ano, o Centro de Esportes Unificados (CEU), programa ligado ao Governo Federal, promove atividades de esporte, lazer e cultura em Uvaranas. Atualmente, a instituição trabalha com crianças, adolescentes, adultos e idosos, com projetos que abrangem diferentes modalidades.

No Brasil existem 77 CEU's que têm como propósito trabalhar na comunidade a temática do compartilhamento, como esclarece a coordenadora geral da entidade localizada na Vila Coronel Cláudio, Sandra Aparecida Condi Santos. “A gestão compartilhada é para que os moradores da vila e das comunidades do entorno se sintam pertencentes a este território, que cuidem e preservem o espaço”, comenta .


Junto ao programa CEU, o espaço oferece atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Nós fazemos a seleção das famílias que se encontram em maior vulnerabilidade e risco social para fazermos um acompanhamento familiar”, conta a assistente social Cibele Rodrigues.


 O centro, que atende 29 vilas do bairro de Uvaranas, está trabalhando com grupos de teatro, música, literatura, cinema, dança e atividades físicas. Além disso, tem em sua estrutura uma quadra de esportes, anfiteatro, quadra de skate e, também, espaços que futuramente terão computadores para uso da comunidade.

 

Até o momento, 60 famílias participam do programa. As atividades são desenvolvidas nos períodos da manhã, tarde e noite, conforme cronograma.

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - CEU/CRAS

 

O professor Josimar Santana, responsável pela coordenação do projeto ‘Escola da Bola’ no CEU, está na unidade há seis meses e treina uma equipe de aproximadamente 25 crianças e adolescentes. Durante este período, o time preparado por ele já participou de três competições do calendário da prefeitura. A última foi em novembro, quando os alunos do Centro da Coronel Cláudio ficaram em primeiro lugar.


Carlos Augusto, aluno do projeto desde abril, afirma que a participação é positiva e que seu futebol melhorou com a entrada do professor Josimar: “o professor puxa a orelha da gente, diz pra fazer o feijão com arroz antes de tentar enfeitar”.


Outro exemplo de atividade desenvolvida na comunidade é o grupo de teatro, que conta com 15 adolescentes. Os jovens trabalham com técnicas vocal e corporal. “No começo, eles ficavam envergonhados, mas as atividades são importantes para a  vida deles”, comenta a pedagoga e participante do grupo, Simone Abilhoa.


Segundo a coordenadora do CEU, o espaço é aberto para as pessoas desenvolverem trabalhos voluntários e a comunidade pode ingressar em qualquer atividade de interesse, sem custos.
Informações: Rua Dr José de Azevedo, esquina com a Avenida Ana Rita, s/nº. Telefone: 3229-2969.

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.